SP: Sirene é acionada em Guarujá por risco de deslizamento devido à chuva

Um alerta extremo emitido, neste sábado (19), pela Defesa Civil do Estado de São Paulo para a área do morro da Barreira do João Guarda, em Guarujá, litoral paulista, levou ao acionamento de sirenes remotas e à orientação para que moradores evacuem suas casas neste sábado.

Os moradores do local foram instruídos a procurar abrigo na Escola Municipal Sérgio Pereira. A medida preventiva ocorre em meio a um cenário de fortes chuvas que já causam alagamentos e transtornos na região do ABC paulista desde a tarde

O acionamento das sirenes de alerta remoto serve como um aviso sonoro para a população sobre a necessidade imediata de deixar a área considerada de alto risco para deslizamentos.

Veja vídeo

Chuva no ABC

O volume de chuva em Diadema ultrapassou 84 milímetros nas últimas duas horas, equivalente ao esperado para os próximos 24 dias, provocando o transbordamento do córrego Ribeirão Capela e múltiplos pontos de alagamento em avenidas importantes, como a São José, onde a água invadiu uma farmácia e arrastou motocicletas. Santo André também registrou chuva volumosa, com 79 mm, correspondente a 22 dias de precipitação.

Os transtornos se estenderam por outras cidades do ABC. São Caetano do Sul teve vias alagadas, exigindo trabalho das equipes de limpeza. Em São Bernardo do Campo, o bairro Pauliceia foi afetado por inundações, sendo monitorado pelas equipes locais. Mauá registrou deslizamentos de terra, um deles atrás de uma EMEI e outro em uma residência, sem vítimas até o momento. O Corpo de Bombeiros atendeu ao menos 68 chamados para desmoronamentos ou desabamentos em toda a Grande ABC.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/sudeste/sp/sp-sirene-e-acionada-em-guaruja-por-risco-de-deslizamento-devido-a-chuva/