Este conteúdo foi originalmente publicado no Agora RN – Portal de Notícias do Rio Grande do Norte. Visite https://agorarn.com.br para mais notícias de Natal e RN.
A Marinha do Brasil concluiu em 6 de junho uma série de exercícios aéreos no estande de tiro de Maxaranguape, no Litoral Norte do Rio Grande do Norte. Durante 22 dias, o 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) realizou lançamentos de bombas de exercício e disparos com metralhadoras de 20 mm usando aeronaves AF-1 Skyhawk.
Os treinamentos incluíram voos de navegação a baixa altitude e ataques simulados a alvos táticos, com objetivo de aprimorar a precisão dos pilotos em cenários realistas. As operações ocorreram tanto em terra quanto nas Águas Jurisdicionais Brasileiras, com ênfase nas regiões do Atol das Rocas e Arquipélago de Fernando de Noronha.
“O sucesso da campanha reafirma a versatilidade dos vetores de asa fixa da Aviação Naval”, declarou o comandante do EsqdVF-1, o capitão de Fragata Manoel Andrade Júnior. Segundo ele, os exercícios contribuem para a proteção da chamada Amazônia Azul – área marítima sob responsabilidade brasileira.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp
A campanha também testou procedimentos de interceptação de aeronaves lentas, com participação de um helicóptero AH-15A do 2º Esquadrão de Helicópteros atuando como alvo simulado. Esses treinamentos seguem protocolos da OTAN para neutralização de ameaças assimétricas.
Dados da operação:
- Período: 16/05 a 06/06
- Local principal: Estande de tiro de Maxaranguape (RN)
- Aeronaves envolvidas: AF-1 Skyhawk e AH-15A
- Áreas de vigilância: Atol das Rocas e Fernando de Noronha
A Marinha informou que os exercícios fazem parte do cronograma anual de adestramento da Força Aeronaval. As atividades visam manter a prontidão operacional para missões que exigem precisão de navegação e aplicação de táticas de combate aéreo.
Leia mais notícias do Rio Grande do Norte no Agora RN: https://agorarn.com.br | Siga-nos: Facebook.com/agorarn
Fonte: https://agorarn.com.br/rn/marinha-dispara-bombas-e-metralhadoras-em-treinamento-aereo-no-rn/