Lufthansa muda regras pra cadeiras com bateria lítio

Divulgação

As mudanças valem a partir de 1º de outubro de 2025

As companhias aéreas do Lufthansa Group, que inclui Lufthansa, SWISS, Austrian Airlines, Brussels Airlines e Eurowings, implementarão novas regulamentações de segurança para o transporte de dispositivos auxiliares de mobilidade movidos a bateria. As mudanças valem a partir de 1º de outubro de 2025.

A principal delas afeta cadeiras de rodas e equipamentos com baterias de lítio permanentemente instaladas e não removíveis (WCLB). Esses dispositivos só poderão ser transportados se contarem com no máximo duas baterias, cada uma com potência de até 160 watts-hora (Wh).

Já os dispositivos com baterias de lítio removíveis continuam permitidos, assim como aqueles que utilizam baterias de gel, secas, NiMH ou úmidas à prova de vazamento, desde que atendam às normas da IATA (International Air Transport Association) sobre mercadorias perigosas.

Registro antecipado passa a ser obrigatório

Outra novidade entra em vigor já em 2 de setembro de 2025: os passageiros que viajarem com cadeiras de rodas movidas a bateria deverão registrar o equipamento no momento da reserva. O objetivo é verificar com antecedência se o transporte da bateria é permitido e garantir maior segurança nos embarques.

Segundo o Lufthansa Group, a medida segue tendências internacionais de segurança aérea e busca reduzir riscos associados ao transporte de baterias de lítio, que podem apresentar perigo em casos de superaquecimento ou falha técnica.

Com o novo procedimento, o grupo recomenda que os passageiros que utilizam cadeiras de rodas elétricas ou outros dispositivos motorizados se informem antecipadamente sobre os requisitos técnicos e façam o registro junto à companhia aérea logo após a compra da passagem.

Fonte: https://www.panrotas.com.br/aviacao/empresas/2025/09/lufthansa-anuncia-novas-regras-para-transporte-de-cadeiras-de-rodas-com-baterias-de-litio_221101.html