Fapepi participa do 69º Fórum Nacional CONFAP em Belo Horizonte

Presidente João Xavier ao lado da ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Luciana Santos – Fotos: Kennedy Barros/ Divulgação CONFAP –

O evento é considerado o principal das agências estaduais de fomento à ciência, tecnologia e inovação
A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi) participa da 69ª edição do Fórum Nacional do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP), que está sendo realizado, até quinta-feira (2), em Belo Horizonte (MG). O encontro, considerado o principal das agências estaduais de fomento à ciência, tecnologia e inovação, reúne representantes das 27 Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (FAPs) e de instituições nacionais e internacionais do setor.

O objetivo central do encontro é fortalecer a cooperação entre as FAPs e seus parceiros estratégicos, além de discutir caminhos para ampliar o papel da ciência e da inovação no desenvolvimento do país.

A capital mineira sedia o evento em um momento simbólico: a comemoração dos 40 anos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), anfitriã da edição. A Fapepi está representada pelo presidente João Xavier.

Presidente João Xavier na 69ª edição do Fórum Nacional CONFAP em Belo Horizonte. (Fotos: Kennedy Barros/ Divulgação CONFAP).
Presidente João Xavier na 69ª edição do Fórum Nacional CONFAP em Belo Horizonte  – Fotos: Kennedy Barros/ Divulgação CONFAP 

A programação do fórum inclui painéis sobre fomento à inovação, empreendedorismo e o papel das FAPs no apoio a startups, além de debates jurídicos sobre o Marco Legal de Ciência, Tecnologia e Inovação. Estão previstas ainda reuniões internas entre presidentes, diretores e equipes técnicas das fundações, bem como uma aula magna dedicada aos impactos do Marco Legal na atuação das agências estaduais de fomento.