Dono de cafeteria nos EUA, brasileiro é detido pelo ICE e mobiliza comunidade

O brasileiro Maximiano Fernandes, dono de uma cafeteria na pequena cidade de Stow, no estado norte-americano de Massachusetts. Foto: Reprodução

O empresário brasileiro Maximiano Fernandes, proprietário de uma cafeteria na cidade de Stow, em Massachusetts, foi detido por agentes do ICE (Serviço de Imigração e Alfândega dos Estados Unidos) na semana passada. A ação provocou reação de moradores e políticos locais.

Maximiano, de 41 anos, natural de Porto Alegre (RS), foi detido no último dia 28 ao chegar ao seu local de trabalho. Ele é dono do Stow Cafe, estabelecimento que serve café da manhã e almoço e que foi adquirido por ele e um sócio em 2011, segundo o portal Metro Daily News.

De acordo com o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Maximiano foi detido por estar com o visto vencido. Ao jornal The Boston Globe, a secretária adjunta do órgão federal, Tricia McLaughlin, afirmou que o brasileiro ultrapassou o prazo do visto de turista B2 e permanecerá sob custódia do ICE enquanto aguarda “procedimentos de imigração”.

O órgão federal também declarou que o empresário possui antecedentes criminais. Segundo o departamento, os delitos atribuídos a Maximiano incluem atentado ao pudor e agressão contra um menor de idade.

A polícia de Stow informou que não participou da detenção. Em nota divulgada nas redes sociais, o Departamento de Polícia da cidade afirmou que não teve conhecimento prévio da ação do ICE nem qualquer envolvimento na operação.

“Entendemos que a ordem de detenção foi emitida em resposta a um caso de agressão e lesão corporal contra uma pessoa maior de 14 anos, recentemente resolvido no Tribunal Distrital de Concord, referente ao ano de 2024”, informou o órgão.

Reação da comunidade e apoio político

Após a detenção, moradores e políticos de Massachusetts se mobilizaram em apoio ao empresário. Nas redes sociais, um morador de Stow afirmou que Maximiano é residente legal da cidade, onde vive há 15 anos, é proprietário de uma cafeteria local e cria quatro filhos com a esposa na região.

No mesmo dia da detenção, o senador estadual Jamie Eldridge afirmou que prestaria assistência à família do brasileiro. Em publicação no Facebook, o parlamentar democrata informou que se reuniu com Kate Hogan, integrante da Câmara de Representantes do estado.

“Agradecemos a todos que entraram em contato sobre a detenção de Max, proprietário do Stow Cafe, pelo ICE. A representante Hogan e eu estamos prestando assistência à família”, disse Jamie Eldridge.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/dono-de-cafeteria-nos-eua-brasileiro-e-detido-pelo-ice-e-mobiliza-comunidade/