O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza, entre os dias 23 e 26 de abril, a programação de aniversário de 27 anos com atividades gratuitas em Fortaleza. A agenda reúne apresentações musicais, cinema, espetáculos cênicos, feiras criativas e ações educativas em diferentes espaços do equipamento cultural.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Programação começa no dia 23 de abril
Neste ano, o tema da celebração é “Não existe Chico sem Matilde”, em referência a Matilde Maria da Conceição, mãe de Francisco José do Nascimento, conhecido como Dragão do Mar. A proposta destaca personagens históricos ligados à formação social e cultural do Ceará.
A abertura será no dia 23 com o projeto Dragão das Encantarias, que contará com apresentações do Coco do Povo Anacé e do grupo Thynia Thudya, do povo Fulni-ô. Na mesma data, o VII Chora Iracema promove encontro entre a Orquestra Cabulosa e a Orquestra Popular do Nordeste, reunindo repertório que dialoga com choro, jazz e ritmos nordestinos.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Programação de aniversário do Dragão do Mar inclui música, cinema, teatro e dança
A programação inclui sessões de cinema. No dia 23, será realizada a Sessão Supermemórias, dedicada à obra do cineasta Kleber Mendonça Filho. Entre 24 e 28 de abril, acontece a Mostra Fortalezas, com produções voltadas a temas relacionados à cidade, memória e territórios urbanos.
Na sexta-feira (24), a Praça Verde recebe apresentações do Forró Briseira e da cantora Priscila Senna. No Anfiteatro Sérgio Motta, haverá show de Tâmara Lacerda e Felipe Costta. A acordeonista Lívia Mattos também integra a programação.
No sábado (25), a Praça Verde recebe o Iracema Sounds, com shows de Mumutante, Zabeli, Ayla Lemos e Joana Lima. Ainda no sábado, sobem ao palco BUHR, com lançamento do álbum “Feixe de Fogo”, e a banda Cidadão Instigado, que apresenta novo trabalho. No Anfiteatro, também se apresentam Devotos e Haru e a Corja.
As artes cênicas fazem parte da agenda com o espetáculo “RamaDança”, de Ricardo Guilherme, no dia 24. No sábado (25), será apresentado “Vazante”, do Grupo Dança das Antigas. O encerramento, no domingo (26), contará com “Vozes Bárbaras”, desfile cênico-musical voltado a trajetórias femininas no Brasil.
Nos dias 24 e 25, a Praça Almirante Saldanha recebe a Feira Auê. A tradicional Fuxico Dragão também integra a programação do aniversário. No dia 24, às 9h, será realizada uma edição especial do Expresso Dragão, percurso educativo pela comunidade Graviola e arredores. Já no dia 25, o público poderá participar da oficina “Olhares sobre o Dragão”, com foco em desenho de observação da arquitetura e circulação do espaço.
Como participar da programação de aniversário no Dragão do Mar
Todas as atividades anunciadas são gratuitas. Algumas ações formativas exigem inscrição prévia por meio dos canais oficiais do Centro Dragão do Mar e dos perfis organizadores nas redes sociais.
Centro Dragão do Mar 27 anos: “Não existe Chico sem Matilde” — Programação gratuita de 23 a 26 de abril de 2026
23 de abril (quinta-feira)
Cinema
Sessão Supermemórias: KMF 35mm
Exibição de filmes do diretor Kleber Mendonça Filho
Horários:
14h – O Som ao Redor
17h – Retratos Fantasmas
19h – O Agente Secreto
Local: Sala 2 do Cinema do Dragão
Gratuito
Música
Dragão das Encantarias
Atrações: Coco do Povo Anacé; Thynia Thudya Cafurnas e Samba de Coco Fulni-ô
Horário: 19h
Local: Palco Rogaciano Leite Filho
Gratuito
VII Chora Iracema — Encontro Orquestra Cabulosa + Orquestra Popular do Nordeste
Horário: 19h30
Local: Minianfiteatro
Gratuito
24 de abril (sexta-feira)
Expresso Dragão
Horário: 9h
Local: Comunidade Graviola
Percurso educativo sobre os territórios vizinhos ao Centro Dragão do Mar e sua importância cultural
Gratuito | Livre
Inscrições: formulário on-line (link na bio @dragaodomar)
Cinema
Mostra Fortalezas
Período: 24 a 28 de abril (sexta a terça-feira)
Local: Sala 2 do Cinema do Dragão
Gratuito
Retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria física (até 02 por CPF)
Economia Criativa
Feira Auê
Horário: 18h às 0h
Local: Praça Almirante Saldanha
Gratuito
Cênicas
Espetáculo RamaDança, com Ricardo Guilherme
Horário: 19h30
Local: Teatro Dragão do Mar
Gratuito / 14 anos / Acessível em Libras
Retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria física (até 02 por CPF)
Música
Tamara Lacerda e Felipe Costta – 19h30
Lívia Mattos – 21h30
Classificação: 16 anos
Local: Anfiteatro Sérgio Motta
Acesso mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal)
Forró Briseira – 20h
Priscila Senna – 22h
Classificação: 16 anos
Local: Praça Verde
Acesso mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal)
25 de abril (sábado)
Oficina (MCC)
Olhares sobre o Dragão: Encontros de Desenho de Observação
Com Raony R. Bernardo
Horário: 9h às 12h
Local: Arena Dragão do Mar
Inscrições até 23/04 (link na bio @mccdragao) – 14 vagas
Gratuito / Livre
Economia Criativa
Fuxico no Dragão
Horário: 17h
Local: Arena Dragão do Mar
Gratuito
Feira Auê
Horário: 17h às 0h
Local: Praça Almirante Saldanha
Gratuito
Cênicas
Espetáculo Vazante, com Grupo Dança das Antigas (PI)
Horário: 19h30
Local: Teatro Dragão do Mar
Gratuito / Livre / Acessível em Libras
Retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria física (até 02 por CPF)
Música
Iracema Sounds – 19h
Karina Buhr – 20h30
Cidadão Instigado – 22h30
Classificação: 16 anos
Local: Praça Verde
Acesso mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal)
Haru e Corja – 19h30
Devotos – 21h
Classificação: 16 anos
Local: Anfiteatro Sérgio Motta
Acesso mediante doação de 1kg de alimento (exceto sal)
26 de abril (domingo)
Economia Criativa
Fuxico no Dragão
Horário: 17h
Local: Arena Dragão do Mar
Gratuito
Música
Fuxico Musical com DJ Lua Magnética
Horário: 17h
Local: Arena Dragão do Mar
Gratuito
Cênicas
Espetáculo Vozes Bárbaras (Cariri)
Direção: Vinicio de Oliveira Oliveira
Duração: 80 minutos
Horário: 20h
Local: Teatro Dragão do Mar
Retirada de ingressos 1h antes do evento na bilheteria física (até 02 por CPF)
Gratuito / 12 anos / Acessível em Libras
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Leia também:
João Gomes confirma show em Fortaleza; veja a data
Kid Abelha anuncia turnê 2026 e confirma show em Fortaleza
Centro Dragão do Mar e Av. Monsenhor Tabosa atraem turistas na Praia de Iracema
Reduto boêmio de Fortaleza, Praia de Iracema é inspiração para artistas e símbolo de resistência cultural
Fonte: https://gcmais.com.br/entretenimento/2026/04/16/centro-dragao-do-mar-comemora-27-anos-com-programacao-gratuita-em-fortaleza-confira-a-agenda/

