O que diz Lula a líderes mundiais no áudio vazado no G7 na França

O presidente Lula durante diálogo com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e com a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva. Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quarta-feira (17), em Évian, na França, que “nunca” foi esquerdista. A declaração ocorreu durante uma conversa registrada à margem da cúpula do G7, em diálogo com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e com a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva.

Na conversa, Lula comentou a alternância de poder em diferentes países e citou Estados Unidos e França ao falar sobre governos de esquerda e direita. “Nos Estados Unidos, os republicanos ficaram mais no governo do que os democratas. Na França, os socialistas também ficaram bem menos tempo governando. Ou seja, o que isso prova? Que o mundo não é de esquerda. O mundo é do caminho do meio. Essa é a verdade”, afirmou Lula.

Em seguida, Kristalina Georgieva mencionou a percepção internacional sobre o presidente brasileiro durante seu primeiro mandato. “Quando você foi presidente pela primeira vez, todos esperavam que você fosse um esquerdista, mas você não foi”, disse a chefe do FMI.

Lula respondeu: “Mas eu nunca fui esquerdista”. Georgieva acrescentou: “Mas essa era a imagem na época”. O presidente, então, relacionou sua trajetória política ao movimento sindical e citou contatos mantidos com entidades trabalhistas europeias antes de chegar à Presidência.

“Eu era um dirigente sindical — com uma belíssima relação com o sindicalismo alemão, tinha uma relação boa com o sindicalismo italiano, uma relação boa com a UGT da Espanha. Eu nunca fui — em 1980, tinha um congresso na Rússia que eu fui convidado. E eu não fui na Rússia porque fui condenado pela Lei de Segurança Nacional. Eu fiz uma viagem pela Europa angariando solidariedade, e aí eu passei a ser tratado como anticomunista”, afirmou Lula.

A conversa ocorreu durante a participação de Lula na reunião de cúpula do G7, que reúne líderes de algumas das principais economias do mundo e convidados internacionais.

O presidente brasileiro participou do evento na França como convidado e manteve conversas com autoridades estrangeiras durante a agenda.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-que-diz-lula-a-lideres-mundiais-no-audio-vazado-no-g7-na-franca/