Efeito Lula: cresce o número de brasileiros otimistas com a economia do país, diz Datafolha

Lula, presidente do Brasil. Foto: reprodução

A expectativa dos brasileiros sobre a economia melhorou nos últimos três meses e meio, segundo pesquisa Datafolha realizada nos dias 17 e 18 de junho. O levantamento mostra aumento do otimismo em relação ao futuro e queda no percentual de entrevistados que acreditam em piora da situação econômica do país.

Entre os ouvidos, 36% afirmam que a economia brasileira deve melhorar nos próximos meses. Em março, esse percentual era de 30%. Já a parcela dos que avaliam que a situação econômica vai piorar caiu de 35% para 26%, uma redução de 9 pontos percentuais. Outros 32% dizem acreditar que a economia permanecerá como está, contra 33% na pesquisa anterior. Os que não souberam responder passaram de 3% para 6%.

Créditos na imagem

A pesquisa ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais em 139 municípios brasileiros. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Na avaliação sobre a situação financeira pessoal, 51% dos entrevistados disseram acreditar em melhora, mesmo percentual registrado em março. A proporção dos que esperam piora caiu de 14% para 12%.

O otimismo é maior entre os menos escolarizados, com 40%, entre pessoas com renda familiar mensal de até dois salários mínimos, com 41%, e entre os que pretendem votar no presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), grupo em que 52% esperam melhora da economia.

O pessimismo, por outro lado, aparece com mais força entre os mais escolarizados, com 32%, entre os entrevistados com renda familiar mensal superior a cinco salários mínimos, com 35%, e entre os que pretendem votar em Flávio Bolsonaro (PL) para presidente, grupo em que 45% esperam piora.

Créditos na imagem

Para economistas e cientistas políticos, o resultado está relacionado à ampliação de estímulos à economia em ano eleitoral, à Copa do Mundo e ao programa Desenrola, lançado em maio para renegociação de dívidas. Também é citada a aprovação, na Câmara, da PEC que acaba com a escala 6×1, uma das principais bandeiras do governo, ainda pendente de análise no Senado.

“Vimos um conjunto de ações que quebraram o vácuo político do início do ano, que foi marcado apenas por notícias negativas, como a situação financeira complicada das famílias devido ao elevado comprometimento de renda”, aponta Rafael Cortez, cientista político e sócio da Tendências Consultoria, em entrevista à Folha.

Ele também associa parte da melhora à Copa do Mundo. “A Copa dá uma anestesiada, canaliza a atenção da opinião pública em detrimento de outros temas”.

Rodolpho Tobler, do FGV Ibre, afirma que o cenário externo também mudou desde março. “Essa tentativa de acordo entre Irã e Estados Unidos para a reabertura do estreito de Hormuz ajuda em um otimismo um pouco maior agora”, diz. “Os estímulos do governo à economia também ajudam a explicar o menor pessimismo”.

Apesar da melhora nas expectativas, a avaliação sobre o presente segue negativa. Para 45%, a economia piorou nos últimos meses, contra 46% em março. Já 22% dizem que houve melhora, e 32% avaliam que a situação ficou igual.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/efeito-lula-cresce-o-numero-de-brasileiros-otimistas-com-a-economia-do-pais-diz-datafolha/