A ameaça extrema de Trump ao Irã após relatos de plano de assassinato

O presidente Donald Trump, durante a conferência da OTAN. Foto: Yves Herman/Reuters

Donald Trump afirmou que deixou instruções para que os Estados Unidos ataquem o Irã em intensidade inédita caso ele seja assassinado. A declaração foi dada ao jornal New York Post em meio à nova escalada de tensão entre Washington e Teerã.

“Estou na lista deles há muito tempo. É com isso que estamos lidando”, disse Trump. Em seguida, afirmou ter determinado uma resposta militar caso algo aconteça com ele: “Bombardeá-los em níveis que eles nunca viram antes”.

A fala veio após a divulgação de informações sobre um suposto plano iraniano para matar o presidente dos Estados Unidos. Segundo o Wall Street Journal, a inteligência de Israel compartilhou com Washington dados sobre uma possível ameaça atribuída ao Irã.

Trump, porém, negou que Israel tenha apresentado algo novo. “Não, não. Israel não apresentou nada”, declarou. Ele voltou a dizer que se considera o principal alvo de Teerã: “Sou o número 1 há muito tempo”.

Trump
Durante o funeral do Ayatollah Ali Khamenei, um boneco de Lego gigante de Donald Trump foi içado por um guindaste e queimado por populares. Foto: Reprodução/Press TV

A tensão aumentou durante o funeral do aiatolá Ali Khamenei, quando participantes carregaram faixas com ameaças contra Trump e entoaram palavras de ordem contra os Estados Unidos. Entre os gritos registrados estava o tradicional lema “Morte à América”.

Trump já havia feito ameaça semelhante em janeiro de 2025, quando afirmou que o Irã seria “obliterado” caso tivesse sucesso em um plano para assassiná-lo. A nova declaração ocorre após confrontos no Oriente Médio, o fim do cessar-fogo anunciado por Washington e uma nova rodada de sanções estadunidenses contra Teerã.

Laura Jordão

Estudante de Sociologia e Política na Fundação Escola de Sociologia e Política e estagiária pelo Diário do Centro do Mundo. Adoro ciclismo, e busco estudar sobre mobilidade urbana e políticas públicas.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-ameaca-extrema-de-trump-ao-ira-apos-relatos-de-plano-de-assassinato/