Marco Rubio culpa Lula por tarifaço de Trump contra o Brasil

Trump e Rubio

O secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio, culpou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela imposição de uma tarifa de 25% sobre a maioria dos produtos brasileiros. Em publicação nas redes sociais, ele acusou o governo brasileiro de não negociar “de boa-fé” e transformou a ofensiva comercial de Donald Trump em um ataque pessoal ao petista.

“Não haja confusão sobre o motivo: o presidente Lula e seu governo não negociaram com os EUA de boa-fé”, escreveu Rubio. Segundo ele, as políticas econômicas brasileiras seriam “ruins para os americanos e ruins para os brasileiros”.

O secretário afirmou ainda que Lula teria colocado “seu próprio ego” acima da possibilidade de fechar um acordo com Washington. “Essas tarifas são o preço por isso”, declarou, atribuindo diretamente ao presidente brasileiro a responsabilidade pelas medidas adotadas pelo governo Trump.

A fala de Rubio abandona o tom técnico usado pelo Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR) e apresenta a taxação como uma punição política ao governo Lula. O órgão americano justificou a medida com acusações relacionadas ao Pix, à regulação de plataformas digitais, às tarifas brasileiras, ao combate à corrupção, à propriedade intelectual, ao mercado de etanol e ao desmatamento.

O governo brasileiro rebateu as alegações e afirmou que não há justificativa econômica para a medida. Segundo dados apresentados pelo Planalto, os Estados Unidos acumularam US$ 424,5 bilhões em superávit no comércio de bens e serviços com o Brasil nos últimos 15 anos. Em 2025, 76% dos produtos americanos entraram no país sem imposto de importação, e a tarifa média efetiva foi de apenas 3,1%.

Em nota, o governo classificou a decisão como unilateral, ilegal e arbitrária e anunciou que acionará a Lei de Reciprocidade e o mecanismo de solução de controvérsias da Organização Mundial do Comércio (OMC). O Planalto também acusou a família Bolsonaro de colaborar com a construção da ofensiva americana contra o país.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/rubio-culpa-ego-de-lula-pelo-tarifaco-de-trump-contra-o-brasil/