Argentino tem prisão decretada por injúria racial na Bahia

Torcedor argentino fazendo ato racista. Foto: Reprodução

A Justiça da Bahia decretou a prisão preventiva do argentino Sebastian Fernando Ayala, de 38 anos, investigado por injúria racial após imitar gestos de macaco para um homem negro em Morro de São Paulo, no município de Cairu.

O juiz Marcelo Largrota, do Tribunal de Justiça da Bahia, assinou a decisão após pedido da Delegacia Territorial da Polícia Civil de Cairu, responsável pela apuração do caso.

O episódio ocorreu na noite da última terça-feira, em um restaurante da ilha, após um jogo da seleção argentina. Vídeos gravados no local flagraram os gestos racistas e circularam nas redes sociais.

Testemunhas também presenciaram a ocorrência e divulgaram registros do ato. Ayala vai responder por injúria racial.

Fuga do país pesou na decisão judicial

Após a repercussão, o argentino deixou o Brasil. A Polícia Civil informou que ele embarcou na manhã seguinte em Salvador com destino ao Rio de Janeiro e, de lá, pegou outro voo para a capital da Argentina.

Para a polícia, a saída do território brasileiro foi decisiva para o pedido de prisão preventiva. A investigação agora pretende solicitar cooperação internacional da Polícia Federal para localizar o investigado.

Em nota, a Polícia Civil da Bahia afirmou que a decisão judicial citou “os elementos reunidos durante a investigação, que demonstram a materialidade do crime e os indícios de autoria”.

O comunicado também apontou a necessidade da prisão “para garantia da ordem pública e para assegurar a aplicação da lei penal, diante da evasão do investigado do território nacional”.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/justica-decreta-prisao-de-argentino-que-imitou-macaco-para-homem-negro-na-bahia/