Lula chama Andrei Rodrigues de “companheiro” e diz ter total confiança nele

O presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), e o diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues. Foto: Pedro Ladeira/Folhapress

O presidente Lula saiu em defesa do diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, nesta quinta-feira (10), e afirmou que o delegado é de sua “total confiança”. A declaração foi dada em entrevista ao SBT Brasil, realizada no Palácio da Alvorada, em meio à crise no Supremo Tribunal Federal que nos últimos dias colocou em disputa a permanência de Andrei no comando da corporação.

Lula respondia a questionamentos sobre sua proximidade com o diretor-geral da PF. O presidente argumentou que a relação entre os dois é institucional e rejeitou a ideia de que, depois de indicar o chefe da corporação, deveria manter distância dele. “Por que as pessoas querem que o presidente indique o diretor-geral da Polícia Federal, depois ele virar um estranho ao presidente da República? Não. Ele é um funcionário do Estado brasileiro e, portanto, nós temos responsabilidade sobre ele”, afirmou.

A manifestação ocorre dois dias depois de André Mendonça determinar o afastamento preventivo de Andrei e do diretor de Inteligência da PF, Leandro Almada. O ministro apontou suspeitas relacionadas à produção de relatórios de inteligência sobre autoridades e sustentou que a permanência dos dois nos cargos poderia interferir nas apurações. O julgamento da medida na Segunda Turma chegou a formar maioria para referendar Mendonça, com votos de Luiz Fux e Nunes Marques, mas foi interrompido por um pedido de vista de Gilmar Mendes.

Na quarta-feira (9), Flávio Dino determinou a reintegração dos dois delegados e afirmou que a saída da cúpula da PF poderia prejudicar investigações em andamento. Horas depois, Edson Fachin suspendeu tanto a decisão de Mendonça quanto a de Dino e manteve Andrei no comando da Polícia Federal enquanto analisa o caso. O presidente do STF abriu prazo de 48 horas para manifestação do delegado antes de uma nova decisão sobre sua permanência.

No SBT, Lula foi além da defesa institucional e elogiou diretamente o desempenho do delegado. “O Andrei, eu quero dizer alto e bom som: o Andrei é da minha total confiança. É um companheiro, sabe, perito como poucos delegados na história desse país”, declarou. Segundo o presidente, a PF fez um “trabalho extraordinário” sob a atual direção.

Lula também atribuiu parte das críticas à atuação da corporação. Ele afirmou que a Polícia Federal “nunca trabalhou tanto, nunca prendeu tanto, nunca resgatou tanto dinheiro e tanta droga como nesse mandato do Andrei”. O presidente não apresentou números nessa passagem da entrevista para sustentar as comparações, que foram feitas como avaliação de seu governo.

Ao mesmo tempo, Lula disse que a confiança política e institucional não deve proteger Andrei de responsabilização caso alguma irregularidade seja comprovada. “Se ele por acaso cometer um erro, que ele seja julgado, igual vai ser o Lula, igual vai ser você”, afirmou. O presidente encerrou a resposta defendendo que as apurações sejam conduzidas sem versões falsas: “O que não dá é para ficar suportando mentira atrás de mentira”.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/lula-chama-andrei-rodrigues-de-companheiro-e-diz-ter-total-confianca-nele/