O presidente Luiz Inácio Lula da Silva abre nesta terça-feira (22) o debate da 81ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York. O discurso está previsto para começar por volta das 10h, no horário de Brasília, e marca a décima participação de Lula na abertura anual da organização.
O DCM transmitirá a fala ao vivo pelo YouTube. Acompanhe aqui:
A previsão é que Lula fale durante cerca de 20 minutos. O presidente deve defender a soberania nacional e o princípio da não interferência externa em processos eleitorais, temas que o governo brasileiro pretende levar à tribuna da organização.
O discurso também pode abordar democracia, conflitos internacionais e inteligência artificial. O combate ao crime organizado transnacional integra os assuntos previstos, com referência à cooperação bilateral do Brasil com países vizinhos e com os Estados Unidos.
Brasil mantém tradição de abrir o debate da ONU
O Brasil fala primeiro na Assembleia Geral desde 1955, quando se voluntariou para iniciar o debate entre os países-membros. Em seguida, os Estados Unidos devem ocupar a tribuna, representados neste ano pelo presidente Donald Trump.
A posição dá ao representante brasileiro um dos horários de maior atenção da sessão, antes das falas de dezenas de chefes de Estado e de governo. A Assembleia Geral reúne delegações dos 193 países integrantes das Nações Unidas.
Lula já abriu o debate geral em 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2009, 2023, 2024 e 2025. A participação desta terça amplia para dez o número de discursos do presidente na cerimônia de abertura.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/lula-abre-assembleia-geral-onu-ao-vivo-2026/


