Ministério da Agricultura confirma foco de doença de Newcastle em frango no RS

A doença de Newcastle é viral e afeta aves domésticas e silvestres, causando sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas

<!–

–>

O Ministério da Agricultura confirmou por meio de uma nota que foi detectado um foco da doença Newcastle (DNC) em um estabelecimento comercial de avicultura de corte em Anta Gorda, no Rio Grande do Sul.

O ministério informou que o diagnóstico positivo foi recebido do Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo (LFDA-SP), reconhecido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) como laboratório de referência internacional para o diagnóstico da DNC. De acordo com a pasta, a doença de Newcastle é uma doença viral que afeta aves domésticas e silvestres e causa sinais respiratórios seguidos por manifestações nervosas.

A doença de Newcastle é uma enfermidade viral altamente contagiosa que afeta aves, especialmente frangos, sendo causada por um vírus da família Paramyxoviridae. A transmissão ocorre através de contato direto com aves infectadas, fezes contaminadas, água, ração ou equipamentos. Os sintomas variam conforme a virulência da cepa do vírus e podem incluir dificuldade respiratória, tosse, espirros, diarreia verde ou aquosa, tremores, paralisia, torcicolo, movimentos descoordenados, queda na produção de ovos, ovos deformados, inchaço da cabeça e do pescoço, e morte súbita. A prevenção é a melhor estratégia, envolvendo vacinação, rigorosa biossegurança e controle de movimentação de aves.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/e04-brasil/ministerio-da-agricultura-confirma-foco-de-doenca-de-newcastle-em-frango-no-rs