Ofensiva de Lula contra Lira é ‘tiro no pé’, diz segundo-vice da Câmara

Ao Diário do Poder, o segundo vice-presidente da Câmara dos Deputados, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ)  descreveu o clima atual entre Câmara e Planalto como ‘azedo’. Ele avalia que a ofensiva do presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva,  contra o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) ao tomar partido e realocar emendas para a alçada do ministro Alexandre Padilha é ‘infeliz’ e ‘tiro no pé’.

Cavalcante confirma que a informação ventilada sobre a abertura de cinco CPIs é sim um combinado do colégio de líderes.

Na avaliação do carioca, na próxima semana o presidente da Câmara fará o primeiro anúncio de abertura de Comissões Parlamentares de Inquérito, sucedendo o início de outras comissões nas semanas subsequentes.

“Se o governo for um pouco inteligente, não enfrentará Arthur Lira. Tem oito CPIs na fila. Lira deve evitar a CPI do Abuso de Autoridade para não entrar em confronto com o STF. Agora, todas a outras na fila devem ocorrer. CPI é instrumento de desgaste. Nenhuma será positiva para o governo”, avaliou o membro da mesa diretora da Casa Baixa.

Perguntado sobre eventuais pressões da base do governo para evitar as CPIs, usando a sucessão de Arthur Lira sobre o comando da Câmara como moeda de troca, Sóstenes afirma que o alagoano não precisa recuar da intenção de abrir as investigações para garantir êxito nas eleições para a mesa diretora.

“Não há preocupação sobre isso. Primeiro porque o maior aliado do sucessor apontado por Lira, será o PL. Com o nosso apoio esse candidato já estaria no segundo turno. Agora, a depender de quem Lira lançar, se não for um bom nome, o PL lança o Altineu”.

Fonte: https://diariodopoder.com.br/brasil-e-regioes/lbv-brasil/ofensiva-de-lula-contra-lira-e-tiro-no-pe-diz-segundo-vice-da-camara