TCE dá parecer prévio pela rejeição das contas de 2023 da Prefeitura de Rio Claro

As contas de governo de 2023 da Prefeitura de Rio Claro receberam parecer prévio contrário do corpo instrutivo do Tribunal de Contas do Estado (TCE). A principal irregularidade apontada foi o pagamento de despesas com pessoal do quadro permanente com recursos das parcelas de royalties da produção de petróleo, o que contraia a Lei Federal 7.990/89.

As contas envolvem a gestão do ex-prefeito José Osmar de Almeida, que morreu no cargo no início de dezembro de 2023, e do atual chefe do Excutivo, Babton Biondi (PP), que era vice, assumiu a prefeitura e foi reeleito em 2024. O Ministério Público de Contas concordou com a tese dos técnicos do TCE e opinou pela emissão de parecer prévio contrário à aprovação das contas.

Em decisão monocrática na sessão do TCE de quinta-feira (9), a conselheira Marianna Montebello Willeman determinou que o parecer seja comunicado ao prefeito Babton Biondi, que terá 10 dias para se manifestar. Após o prefeito se manifestar o processo deve retornar ao corpo instrutivo para novo parecer antes de ir a julgamento pelo plenário do tribunal.

Fonte: https://agendadopoder.com.br/tce-da-parecer-previo-pela-rejeicao-das-contas-de-2023-da-prefeitura-de-rio-claro/