Bolsonaro quer voltar ao hospital e faz novo pedido a Alexandre de Moraes; entenda

Menos de um mês após deixar o hospital, na última vez, Jair Bolsonaro (PL) quer voltar a ser internado. A defesa do ex-presidente condenado apresentou, na noite desta terça-feira (21), pedido a Alexandre de Moraes para que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) autorize a realização de uma cirurgia no ombro direito de Bolsonaro.

Os advogados dele alegaram que o procedimento é considerado necessário depois de falha no tratamento e piora do quadro clínico. O desejo da defesa é que seja realizado ainda nesta semana, na sexta (24) ou no sábado (25).

Segundo a solicitação relatou, Bolsonaro enfrenta dores persistentes e limitação de movimentos, mesmo com a utilização contínua de analgésicos. Além disso, o documento apontou, ainda, “lesões de alto grau no manguito rotador” (músculos e tendões que envolvem a articulação do ombro), além de comprometimentos associados.

“Foi formalmente indicado procedimento cirúrgico para reparação do manguito rotador do ombro direito e das lesões associadas, por via artroscópica”, disse a defesa.

Ainda conforme o texto, a intervenção não decorre de “mera conveniência pessoal”, mas “de necessidade terapêutica concreta, fundada em avaliação técnica especializada”.

Os advogados alegaram que a manutenção do quadro clínico atual “implica restrição ao direito fundamental à saúde e ao acesso ao tratamento prescrito”.

“Busca-se viabilizar tratamento médico necessário, com o objetivo de preservar a integridade física, a funcionalidade do membro acometido, a qualidade de vida e a dignidade do requerente”, acrescentou o pedido.

Esta não foi a primeira tentativa dos advogados de Bolsonaro. No começo de abril, eles apresentaram ao STF relatórios médicos que indicaram a necessidade de um novo procedimento cirúrgico.

Prisão domiciliar

Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar desde 27 de março, quando recebeu uma das altas hospitalares. Em casa, o ex-presidente condenado é obrigado a cumprir inúmeras regras determinadas por Alexandre de Moraes durante período inicial de 90 dias. Entre as normas, proibição de celular e restrição de visitas.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão por liderar tentativa de golpe de Estado para se manter no poder, depois da derrota para o presidente Lula (PT) nas eleições de 2022.

Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/bolsonaro-hospital-pedido-alexandre-de-moraes/