Chuvas no RS: prefeito de Guaíba faz apelo por doações de água para desabrigados

O prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata (PDT-RS), fez um apelo para que a população doe água para a região nos próximos dias, durante entrevista à CNN nesta quarta-feira (8). Segundo ele, a cidade enfrenta uma situação crítica após as fortes chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul.

Maranata explicou que 28 mil pessoas ficaram desabrigadas em Guaíba, sendo que 12 mil estão abrigadas em 75 abrigos improvisados pela prefeitura. No dia anterior, a cidade chegou a ficar sem suprimentos básicos como arroz, feijão e macarrão para distribuir à população.

Falta de água potável

O prefeito relatou que, embora o abastecimento de água tenha sido restabelecido em parte da cidade nesta segunda-feira (6), o bairro Santa Rita, um dos mais atingidos, ainda não tem acesso à água potável. A expectativa é de que o serviço seja normalizado na região ao longo desta semana.

Além de Guaíba, Maranata destacou que a cidade vizinha de Eldorado do Sul foi “completamente destruída” pelas enchentes. Segundo ele, parte da população de Eldorado foi acolhida nos abrigos de Guaíba.

Com a previsão de novas chuvas para os próximos dias, o prefeito teme que a situação se agrave e reforçou o pedido por doações de água mineral, roupas de inverno e colchões para atender aos desabrigados.

Uma voluntária “trouxe roupas íntimas para as mulheres, que geralmente é uma coisa que ninguém doa. Pessoas trazem roupa, a gente precisa de colchão também, está esfriando, a gente precisa de roupa de frio, está chovendo exatamente agora e começou a baixar a temperatura”, afirmou Maranata.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Chuvas no RS: prefeito de Guaíba faz apelo por doações de água para desabrigados no site CNN Brasil.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/chuvas-no-rs-prefeito-de-guaiba-faz-apelo-por-doacoes-de-agua-para-desabrigados/