Como Elon Musk pode ser afetado por investigação do STF

Foto: Reprodução

A investigação aberta contra o bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), após ataques ao ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes é vista como uma forma de reação do magistrado diante das ameaças e pode ter consequências práticas para o empresário no Brasil. A informação é da coluna de Bela Megale no jornal O Globo.

Membros da Corte e do governo Lula acreditam que a decisão do ministro é uma maneira de se posicionar contra o empresário. Investigadores da PF, no entanto, apontam que o inquérito poderia impedir a entrada de Musk no Brasil no caso de uma condenação.

O bilionário vive nos Estados Unidos e não está sob jurisdição brasileira, mas poderia ser preso ao entrar em território nacional. Uma eventual condenação também poderia acabar com a autorização do empresário de manter negócios no Brasil, o que acabaria com o X no país.

O empresário se tornou alvo de inquérito após ataques e ameaças ao magistrado no X. Ele acusou o ministro de promover “censura no Brasil”, pediu sua renúncia ou impeachment e ameaçou descumprir ordens da Corte.

Moraes determinou que a plataforma terá que pagar R$ 100 mil de multa por cada perfil que for mantido no ar após ordem judicial para retirada. O bilionário foi incluído no inquérito que investiga as milícias digitais no Supremo.

Os ataques de Musk ganharam apoio e motivaram uma ofensiva de bolsonaristas contra o magistrado. O ex-presidente Jair Bolsonaro disse que o bilionário se tornaria um símbolo da luta pela liberdade de expressão no país e seu filho, Eduardo Bolsonaro (PL-SP), afirmou que vai tentar criar uma audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara para discutir o “censura”.

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-elon-musk-pode-ser-afetado-por-investigacao-do-stf/