Do Chile, rinoceronte-branco ameaçado de extinção é levado para SP

Um rinoceronte-branco do norte, espécie ameaçada de extinção, foi transferido, nessa terça-feira (2/12), do Zoológico Buin, no Chile, para São Paulo, onde se integrará a um programa internacional de conservação da espécie, já que não pode se reproduzir no país chileno. O transporte foi realizado pela companhia aérea Latam Cargo, por meio do programa Avião Solidário.

O animal chamado de Anatasio é o primeiro rinoceronte a nascer em um zoológico em meio à pandemia da Covid-19, além de ser um dos apenas três rinocerontes-brancos do norte nascidos sob cuidados humanos em toda a América Latina.

Leia também

  • Distrito Federal

    Justiça decide destino de elefante, rinoceronte e hipopótamo de circo
  • Distrito Federal

    Aves ameaçadas de extinção, jacutingas nascem no Zoo do Brasília
  • É o bicho!

    Espécie rara e ameaçada de extinção é flagrada por pesquisadores
  • Ciência

    País abaterá gatos selvagens para evitar extinção de golfinhos raros

O rinocerontebranco, espécie à qual Atanasio pertence, enfrenta risco de extinção. Estima-se que existam entre 17 mil e 19 mil indivíduos no mundo, sendo 743 mantidos em zoológicos. Na natureza, a caça indiscriminada e a destruição de habitats provocam a morte de mais de mil animais por ano.

3 imagensAvião que transportou o rinoceronte brancoAtanasio, o primeiro rinoceronte branco do norte do mundo a nascer em um zoológicoFechar modal.MetrópolesRinoceronte branco transportado do Chile para o Brasil1 de 3

Rinoceronte branco transportado do Chile para o Brasil

Avião que transportou o rinoceronte branco2 de 3

Avião que transportou o rinoceronte branco

Divulgação/ Roberto Alvos CEO na LATAM AirlinesAtanasio, o primeiro rinoceronte branco do norte do mundo a nascer em um zoológico3 de 3

Atanasio, o primeiro rinoceronte branco do norte do mundo a nascer em um zoológico

Divulgação/ Roberto Alvos CEO na LATAM Airlines

 

O transporte de Atanasio, que pesa cerca de duas toneladas, exigiu meses de planejamento e coordenação entre equipes do Bioparque Buinzoo, SPARX Logistics e da Latam Cargo, seguindo padrões internacionais de bem-estar animal.

“Transportar um animal desse porte exige coordenação cirúrgica e padrões internacionais muito rigorosos, sempre com o seu bem-estar como prioridade máxima”, afirma o CEO da Latam Roberto Alvo em uma publicação nas redes sociais.

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/do-chile-rinoceronte-branco-ameacado-de-extincao-e-levado-para-sp