Fila do INSS bate novo recorde com mais de 2,8 milhões de pedidos

A fila de espera por benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) bateu um novo recorde e atingiu o maior patamar da história no mês de outubro. No total, são 2,862 milhões de pedidos de aposentadorias, pensões e benefícios por incapacidade.

Confira os números do último trimestre

  • Fila em agosto: 2,626 milhões de pedidos
  • Fila em setembro: 2,778 milhões de pedidos (+5,79%)
  • Fila em outubro: 2,862 milhões de pedidos (+3,02%)

De acordo com o INSS, a maioria das solicitações são para Benefício de Prestação Continuada (1,140 milhão) e benefícios por incapacidade (1,3 milhão).

Leia também
  • Tácio Lorran

    Crise: quem é a nº 2 do INSS cujo cargo está em xeque
  • Tácio Lorran

    Crise escala e presidente do INSS pede demissão de nº 2
  • Tácio Lorran

    Lancha do Careca do INSS tem ar-condicionado, TVs e churrasqueira
  • Tácio Lorran

    Careca do INSS quitou lancha de luxo após três Pix de R$ 400 mil

A redução da fila do INSS era uma das promessas de campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No entanto, em outubro deste ano, o INSS suspendeu o programa que pretendia reduzir a fila de espera por benefícios.

Ofício assinado pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Junior, diz que o Programa de Gerenciamento de Benefícios (PGB) precisou ser interrompido por conta da falta de recursos no Orçamento. O programa previa o pagamento de bônus de produtividade a servidores e peritos para reduzir a fila de pedidos de benefícios.

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/fila-do-inss-bate-novo-recorde-com-mais-de-28-milhoes-de-pedidos