Governo Lula vai abrir licitação para concessão de rodovia vital para estados do Sudeste

O governo Lula (PT) anunciou o lançamento para dezembro do processo de licitação para a escolha da nova empresa que assumirá a concessão da Rodovia do Aço, a BR-393. Com mais de 440 km de extensão, a via é um dos principais corredores logísticos do Sudeste.

A BR-393 liga, diretamente, três dos maiores polos econômicos do país: Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, responsáveis por mais de 50% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.

A informação foi divulgada, nesta sexta-feira (24), pelo ministro dos Transportes, George Santoro, durante reunião no município Barra do Piraí, no Rio de Janeiro, com a presença de prefeitos e vereadores das cidades cortadas pela rodovia.

A iniciativa foi articulada pelo deputado federal Lindbergh Farias (PT). No encontro, o governo federal apresentou aos prefeitos um projeto de revitalização da rodovia, que vai preparar o terreno para implementar o novo modelo de concessão.

“Estas intervenções são necessárias para recuperar um trecho da rodovia que está totalmente abandonado e degradado. Nosso objetivo é revitalizar as áreas mais críticas e reduzir o número de acidentes. O governo do presidente Lula está trabalhando para dar segurança aos motoristas”, ressaltou o ministro.

A previsão é que a fase inicial das obras de revitalização gere mais de 44 mil empregos, de forma direta e indireta.

O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou, em 2025, que a União assumisse a administração da BR-393, após interrupção do contrato com a antiga concessionária K-Infra por péssimos serviços prestados.

Atualmente, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) faz a gestão da rodovia, até que o novo modelo de concessão entre em vigor.

Antes da abertura do processo licitatório, anunciado para dezembro, o governo federal pretende realizar uma audiência pública para ouvir as demandas da população e debater detalhes do projeto.

Os principais pontos são a definição de um valor considerado justo para a tarifa do pedágio e saber se as obras apresentadas pelo corpo técnico do Ministério dos Transportes serão suficientes para resolver os problemas atuais.

“A gente precisa ouvir a população e adequar as obras à realidade dos municípios afetados. Os moradores já sofreram demais com os péssimos serviços prestados pela concessionária K-Infra e o governo do presidente Lula está comprometido em dar uma solução definitiva e acabar com essa situação de abandono na BR-393”, enfatizou Lindbergh Farias.

Rodovia abrange dez municípios

No estado do Rio de Janeiro, a BR-393 abrange dez municípios: Carmo, Sapucaia, Três Rios, Paraíba do Sul, Vassouras, Rio das Flores, Barra do Piraí, Volta Redonda, Barra Mansa e Bom Jesus do Itabapoana.

As regiões com maior concentração de acidentes são Barra do Piraí, Volta Redonda, Três Rios e Sapucaia. Nessas cidades, os investimentos em obras de ampliação da capacidade e melhorias foram classificados como obrigatórios. Além disso, o DNIT liberou R$ 30 milhões para execução de obras emergenciais na rodovia, que já estão em andamento.

Estiveram presentes na reunião os prefeitos Luciano Muniz (Pinheiral); Luiz Fernando Pezão (Piraí); Kátia Miki (Barra do Piraí); Júlio Canelinha (Paraíba do Sul); Breno Junqueira (Sapucaia); Júlio Avelino (Paty do Alferes); Rosi Silva (Vassouras).

Também participaram André Ceciliano (PT), ex-secretário de Assuntos Parlamentares do governo federal; o deputado federal Reimont (PT); e o vereador Raone Ferreira (PT), de Volta Redonda.

Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/governo-lula-licitacao-rodovia-sudeste/