‘Não consigo respirar’: Homem negro, Frank Tyson, morre após ser detido nos EUA

Um homem negro, Frank Tyson, de 53 anos, morreu na cidade de Canton, Ohio, EUA, enquanto estava sob custódia policial, algemado. Ele repetiu várias vezes “Eu não consigo respirar” enquanto um policial mantinha o joelho em seu pescoço.

O incidente ocorreu em 18 de abril, mas as imagens da câmera corporal foram divulgadas apenas em 25 de abril.

“Eu não consigo respirar”

Nas imagens disponibilizadas pelo Departamento de Polícia de Canton (DPC), Tyson é visto dizendo “Eles estão tentando me matar” repetidamente quando os policiais entram. Ele começa a dizer “Eu não consigo respirar” ao ser imobilizado, enquanto um policial coloca algemas em seus pulsos e outro pressiona o joelho em sua coluna.

Segundo a CBS, os policiais brincam enquanto Tyson está imobilizado, e depois de perceberem que ele não está respondendo, um deles menciona chamar ajuda médica. Os policiais realizam massagem cardíaca e Tyson foi levado ao hospital, mas não sobreviveu.

O DPC afirmou que os policiais “perceberam que Tyson ficou irresponsivo”, “pouco após a detenção”, e administraram doses de naxolona, um medicamento para depressão respiratória, antes da equipe médica chegar.

Segundo afirmou a Imprensa americana, o motivo para o comportamento da policial ao local, foi atender  a um suposto acidente de carro, onde encontraram apenas um veículo sem motorista.

Uma testemunha que estava no local, indicou um bar de veteranos de guerra como possível localização do responsável.

Frank Tyson: violação da liberdade condicional

A CBS informou que Frank Tyson havia sido liberado da prisão em 6 de abril, após cumprir 24 anos por envolvimento em um caso de sequestro e roubo.

Ele foi listado como violador da liberdade condicional por não se reportar a um oficial de Justiça.

Outros casos de violência policial contra negros

Este caso lembra incidentes anteriores nos EUA, como a morte de Eric Garner em 2014 –  suspeito de venda ilegal de cigarros, foi abordado detido por policial que aplicou a manobra de asfixia e não foi indiciado – e o caso de George Floyd em Minneapolis –  segurança de um restaurante, de 46 anos que foi imobilizado, em 2020, pelo policial branco Derek Chauvin com uma manobra semelhante à aplicada em Tyson com o joelho sobre a nuca- que causou comoção e gerou protestos.

Além disso, caso de George Floyd, se tornou um símbolo dos movimentos que lutam contra abusos policiais à população negra, como o Black Lives Matter (Vidas Negras Importam).

Caso George Floyd é símbolo de combate aos abusos policiais contra negros. Reprodução Nicholas Pfosi/Reuters

 

Leia também

PMs agridem jovem negro e pai cadeirante em Piracicaba; comunidade convoca ato

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘1407078100043444’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://iclnoticias.com.br/homem-negro-morre-apos-ser-detido-nos-eua/