Julgamento de Moro no TRE-PR é novamente suspenso após pedido de vista

O desembargador Julio Jacob Junior, do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), pediu vista e o julgamento que pode levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) foi novamente suspenso. O placar está favorável ao parlamentar: 3 a 1.

O pedido de vista de Julio Jacob foi feito após a leitura do voto da desembargadora Cláudia Cristina Cristofani. Ela seguiu o entendimento do relator, Luciano Falavinha, que votou contra a cassação de Moro.

Antes de encerrar a sessão desta segunda-feira (8), o presidente do TRE-PR, Sigurd Roberto Bengtsson, perguntou que algum desembargador gostaria de antecipar o voto. O ministro Guilherme Frederico Hernandes Denz pediu para votar e também foi favorável à absolvição de Moro.

Placar do julgamento de Sergio Moro está favorável ao senador (Lula Marques/Agência Brasil)

Julgamento

O ex-juiz da Lava Jato é acusado pelo PL e pela federação PT/ PCdoB/ PV de usar a pré-campanha à Presidência da República para promover a candidatura ao Senado, em 2022, gastando mais do que o permitido pela lei eleitoral. O Ministério Público Eleitoral (MPE) é favorável à cassação de Sergio Moro.

O julgamento do ex-juiz começou há uma semana, na segunda-feira (1º). O desembargador Luciano Carrasco Falavinha Souza, relator dos processos contra Moro, votou pela sua absolvição na segunda (1º).

Falavinha argumentou que não é possível condenar o ex-juiz porque ele não planejou desistir de sua candidatura à Presidência, anunciada quando ele se filiou ao Podemos.

Na última quarta-feira (3), o desembargador José Rodrigo Sade votou pela cassação, contrariando o relator. Sade disse que, independente da intenção, ele pode ser condenado se tiver feito pré-campanha irregular para ser eleito.

Ele lembrou que um candidato ao Senado pode gastar um vigésimo de um presidenciável. Moro não respeitou esse limite, o que desequilibrou a eleição.

Após o voto de Sade, a desembargadora Claudia Cristina Cristofani pediu vista do processo. Com isso, o julgamento foi suspenso. Além dela, outros quatro desembargadores ainda votarão.

Fonte: https://iclnoticias.com.br/julgamento-de-moro-e-suspenso-pedido-de-vista/