Canetas emagrecedoras de graça no SUS? Lula defende acesso e explica quem poderia receber

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prometeu nesta quinta-feira (17) que as chamadas canetas emagrecedoras serão oferecidas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para pessoas com obesidade que tenham indicação médica.

A declaração foi feita durante visita ao complexo industrial da Eurofarma, em Montes Claros, no Norte de Minas Gerais.

“Essa canetinha vai ser utilizada para cuidar de graça das pessoas que tenham obesidade. Quando o médico detectar que um homem ou uma mulher tem problema de saúde”, afirmou Lula.

Apesar da declaração do presidente, a oferta desses medicamentos pelo SUS ainda não está definida. Atualmente, medicamentos da classe dos agonistas de GLP-1 utilizados para perda de peso não fazem parte da assistência farmacêutica oferecida pelo sistema público especificamente para o tratamento da obesidade.

O Ministério da Saúde conduz estudos sobre o uso desses medicamentos em pacientes com obesidade grave ou associada a outras doenças, enquanto pedidos de incorporação passam pela avaliação da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec).

https://www.instagram.com/p/DdZ0yXLN6Zy/?utm_source=ig_web_copy_link&stkn=NTc4MTIwNjQ2YQ==

Lula alerta contra uso indiscriminado

Durante o discurso, Lula ressaltou que as canetas não devem ser tratadas como uma solução isolada para a perda de peso e defendeu que o tratamento seja acompanhado por profissionais de saúde.

O presidente também afirmou que o combate à obesidade passa por mudanças nos hábitos dos pacientes, incluindo alimentação adequada e atividade física.

Lula também criticou a possibilidade de os medicamentos serem distribuídos sem avaliação profissional e fez um alerta sobre o uso indiscriminado das canetas.

“Daqui a pouco vai ter deputado distribuindo canetinha para o povo. A caneta não é assim. Isso é irresponsabilidade porque a pessoa tem que saber se pode ou não tomar, se vai fazer bem para a saúde ou não”, declarou.

https://x.com/ptbrasil/status/2100713062244241608?s=20

Canetas ainda dependem de avaliação para chegar ao SUS

A discussão sobre a incorporação das canetas ao sistema público ocorre em meio à popularização desses medicamentos no Brasil.

A Conitec é responsável por avaliar fatores como eficácia, segurança, impacto orçamentário e custo-efetividade antes de recomendar a incorporação de uma nova tecnologia ao SUS.

Por isso, a fala de Lula não significa que a distribuição gratuita já tenha começado nem estabelece uma data para isso. Também não foram detalhados nesta quinta-feira quais medicamentos poderiam ser oferecidos ou quais critérios clínicos seriam adotados.

A proposta defendida pelo presidente é que, caso esses tratamentos sejam incorporados ao SUS, o acesso seja direcionado a pacientes com obesidade e ocorra sob indicação e acompanhamento médico.

Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/lula-canetas-emagrecedoras-sus/