Novas modalidades do Minha Casa, Minha Vida terão mais 112 mil moradias

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro das Cidades, Jader Filho, anunciaram nesta quarta-feira (10) a contratação de obras para duas novas modalidades do Minha Casa Minha Vida: Rural e Entidades. Serão 112 mil moradias.

As duas novas modalidades estão dentro do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) e receberá investimento de R$ 11,6 bilhões. As habitações são destinadas a mais de 440 mil pessoas em áreas urbanas e rurais.

Terão prioridade as comunidades quilombolas, povos indígenas e famílias organizadas pelos movimentos de luta por moradia, prioritariamente, para grupos mais vulneráveis como mulheres chefes de família ou famílias em locais de risco.

Categoria Rural e Entidades

Para o Minha Casa Minha Vida Rural serão construídas 75 mil moradias, com investimento de R$ 5,6 bilhões. Já a modalidade Entidades terá 37 mil unidades em 1.274 municípios.

Lançamento de novas modalidades do Minha Casa, Minha Vida (Reprodução)

A modalidade Entidades é direcionado a famílias organizadas por entidades privadas sem fins lucrativos e é financiado pelo Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).

Esta vertente tem outra frente com o Ministério de Gestão e Inovação (MGI), liderado por Esther Dweck, destinando imóveis abandonados para construção de moradias para esta categoria.

Governo Lula: dados e expectativas habitacionais

No primeiro ano do terceiro mandato de Lula, em 2023, foram entregues 21,5 mil unidades habitacionais, com expectativa de entregar cerca de 26 mil unidades em 2024, principalmente dentro da Faixa 1 do programa, onde as famílias recebem as casas gratuitamente.

A retomada de obras alcançou 22,1 mil unidades retomadas em 2022 e 37,8 mil anunciadas em março para famílias na Faixa 1.

Fonte: https://iclnoticias.com.br/lula-lanca-112-mil-casas-minha-casa-minha-vida/