Magnitsky: EUA questionam 5 bancos sobre aplicação de sanções a Moraes

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos enviou, na terça-feira (2/9), uma carta para cinco grandes bancos que operam no Brasil com perguntas a respeito da aplicação da Lei Magnitsky contra o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. Os bancos seriam: Itaú Unibanco, Santander, Bradesco, Banco do Brasil e BTG Pactual.

Os bancos direcionaram o documento com as perguntas do Tesouro americano a respeito do cumprimento das sanções aplicadas a Moraes para as respectivas áreas jurídicas. Moraes foi sancionado pelo governo dos EUA em 30 de julho deste ano. A lei norte-americana Magnitsky prevê restrições para operações financeiras de pessoas que estejam sob sanção.

As informações são da Folha de S.Paulo. Questionados pelo Metrópoles, os bancos brasileiros não quiseram comentar o assunto até o momento.

A carta dos EUA foi enviada por meio do Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (Ofac, na sigla em inglês) aos bancos com atuação no Brasil na terça. Foi justamente na terça que teve início no STF o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete réus acusados de envolvimento na suposta trama golpista, iniciada em 2022, para mantê-lo no poder após a derrota nas urnas para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Texto em atualização.

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/magnitsky-eua-questionam-5-bancos-sobre-aplicacao-de-sancoes-a-moraes