O ex-prefeito do Rio de Janeiro Eduardo Paes (PSD) aparece na liderança das intenções de voto para o governo do estado do Rio de Janeiro em todos os cenários simulados por pesquisa do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira, 23 de abril.
No levantamento referente ao primeiro turno, Paes concentra 53% das intenções de voto do eleitorado fluminense. O segundo colocado é Douglas Ruas (PL), atual presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), com 13,25%.
Leia também: Benedita da Silva vence Rogéria Bolsonaro e Castro para o Senado no RJ, diz Paraná Pesquisas; veja resultados
Os demais pré-candidatos aparecem com percentuais significativamente menores. O ex-governador Wilson Witzel (DC) — que teve o mandato cassado em 2021 — registra 3,6%. André Marinho (Novo) soma 2,8%, seguido por Bombeiro Rafa Luiz (Missão), com 2,1%. William Siri (Psol) e André Português (Republicanos) aparecem com 1% e 0,7%, respectivamente.
Os votos nulos e em branco correspondem a 15,2% do total. Outros 8,5% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votarão ou não quiseram opinar.
Para o segundo turno, o instituto testou um único cenário, colocando frente a frente Paes e Ruas. Nessa simulação, o ex-prefeito alcança 58,8% das intenções de voto, ante 20,7% do presidente da Alerj.
A pesquisa ouviu 1.680 eleitores entre os dias 21 e 23 de abril de 2026, com margem de erro de 2,4 pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo de número RJ-04997/2026.
Fonte: https://revistaforum.com.br/politica/paes-pesquisa-governo-rj/

