Jovem aprendiz: uma ponte para o mundo profissional

A transição da vida estudantil para o mercado de trabalho é uma jornada com misto de dúvidas, sonhos e desafios. O Dia do Jovem Aprendiz, lembrado em 24 de abril, celebra essa fase marcante na vida de muita gente, que possibilita a oportunidade do aprendizado prático e as primeiras experiências profissionais.

Foi como começou a carreira do jovem Vitor Michette Dourado, atualmente, líder na Central de Atendimento do Sabin Diagnóstico e Saúde. Em 2016, recém-saído do Ensino Médio e enquanto se preparava para o vestibular, ele se deparou com a oportunidade de entrar na área da saúde.

Durante 16 meses, Vitor mergulhou na experiência, dividindo seu tempo entre a unidade de negócios e os cursos oferecidos pelo Espro – Ensino Social Profissionalizante, organização sem fins lucrativos que atua na capacitação profissional para inclusão de jovens no mercado de trabalho. Seis meses após o término do contrato, Vitor recebeu um convite para participar de uma seleção como agente de Central de Atendimento na mesma empresa.

“Entrar como jovem aprendiz me deu oportunidade para ingressar no mercado de trabalho, algo bem difícil, principalmente quando não se tem experiência. Também foi importante para validar meu interesse em atuar na saúde. A escolha pelo curso de Biomedicina, além de ser um desejo desde o Ensino Médio, foi também pela influência do Sabin”.

Sua jornada continuou a se expandir à medida que ele assumia novos desafios. “Eu viajava, implantava sistema, consolidava marca, participava de migração de shifts, fazia o processo seletivo de supervisores para a Central das Regionais, depois passei a supervisionar o Núcleo de Atendimento Digital. Agora, já estou retornando como líder da Central de Atendimento aqui em Brasília”, relata sua experiência.

A história de Vitor hoje inspira outros jovens. No ano passado, foi escolhido para participar do programa “De olho no futuro”, do Espro. “Antes eu era o jovem assistindo à palestra e agora fui como palestrante falar para outros jovens”

No Brasil, programas de aprendizagem desempenham um papel importantíssimo não apenas na inserção desses jovens no mundo profissional, mas também no fortalecimento das empresas que os acolhem.

Para a diretora Administrativa e de Pessoas do Grupo Sabin, Marly Vidal, os programas de aprendizagem são uma forma eficaz de trazer novos talentos para a empresa, ao mesmo tempo em que oferecem oportunidades de desenvolvimento. “Ao investir nesses jovens, as empresas estão não apenas construindo uma força de trabalho preparada para os desafios futuros, mas também capacitando as novas gerações a crescerem e se desenvolverem para os desafios que virão.”

A empresa conta, atualmente, com mais de 180 aprendizes distribuídos em diversos setores da empresa. “A participação desses jovens enriquece a diversidade do nosso ambiente de trabalho, onde valorizamos a soma de conhecimento de várias gerações trabalhando juntas, promovendo um ambiente mais criativo, inovador e consequentemente mais produtivo. Dessa forma, construímos uma base sólida para o crescimento sustentável da empresa”, acrescenta.

Fonte: https://jornaldebrasilia.com.br/noticias/economia/jovem-aprendiz-uma-ponte-para-o-mundo-profissional/