Ministério vai aos EUA apresentar “solução pioneira” para concessões e buscar investidores

Uma comitiva do Ministério dos Transportes, comandada pelo titular da pasta, Renan Filho, estará nos Estados Unidos entre os dias 13 e 17 de maio, na “terceira parada” de um roadshow que tem como objetivo atrair investimentos para projetos. Um dos focos desta vez será apresentar uma “solução pioneira” que vem sendo trabalhada pela pasta.

A solução em questão visa a repactuação de concessões rodoviárias problemáticas. Como mostrou a CNN recentemente, o ministério avançou em três renegociações contratuais, nas BR-040 e 163, com potencial de destravar investimentos bilionários. Este processo é realizado junto ao Tribunal de Contas da União (TCU).

Mesmo após o acordo entre o governo e a concessionária passar pela Secretaria de Solução Consensual e Prevenção de Conflitos (Secex Consenso) do TCU e receber aval do plenário, é necessário que o projeto seja oferecido em leilão simplificado na B3 para verificar se alguma empresa estaria disposta a oferecer melhores condições — o que incrementa o interesse em apresentar os cases ao investidor estrangeiro.

A viagem da comitiva começa em Washington, onde o Banco Mundial realizará um seminário — a pedido do Ministério dos Transportes — em que reunirá especialistas, membros do TCU, da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da própria pasta para apresentar esta solução.

Também em Washington, mas especialmente em Nova York, nos dias subsequentes, será realizado roadshow para apresentar a carteira de projetos do ministério. Estima-se que haverá encontros com mais de 100 executivos de construtoras, concessionárias e do mercado financeiro de diversos países.

A programação da missão inclui participação em eventos, com previsão de apresentações do pipeline do ministério e reuniões bilaterais com grandes nomes do mercado, como Allianz Global Investors, Morgan Stanley Infraestructure Partners, Goldman Sachs e BlackRock.

Segundo fontes ouvidas pela CNN, as paradas anteriores do roadshow, em Portugal e Espanha, animaram a pasta. Na Espanha, por exemplo, o Ministério dos Transportes recebeu confirmações de agentes do mercado de que pretendem participar de leilões futuros de projetos da pasta.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/ministerio-vai-aos-eua-apresentar-solucao-pioneira-para-concessoes-e-buscar-investidores/