Vendas de novas casas nos EUA aumentam em março, apesar das elevadas taxas de hipotecas

As vendas de casas recentemente construídas nos Estados Unidos dispararam em março, apesar das taxas hipotecárias terem permanecido elevadas nesse mês.

As vendas de casas novas, que representam cerca de 10% do mercado, saltaram 8,8% no mês passado, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 693.000, de acordo com dados do governo divulgados terça-feira (23).

Isso superou a taxa de 670 mil projetada pelos economistas, de acordo com uma pesquisa da FactSet, e foi o aumento mensal mais forte desde dezembro de 2022.

As vendas de casas novas aumentaram em todo o país no mês passado, aumentando mais na região Nordeste, com robustos 27,8% em relação a fevereiro.

Enquanto isso, as vendas de casas existentes, que constituem a grande maioria do mercado imobiliário, caíram 4,3% em março, para uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,19 milhões, a queda mais acentuada em mais de um ano, informou a Associação Nacional de Corretores de Imóveis na semana passada.

Mercado imobiliário preparado para permanecer difícil

Espera-se que o mercado imobiliário mais amplo dos EUA continue difícil para os americanos, com as taxas hipotecárias preparadas para permanecer bem acima de 6% este ano, dizem os economistas.

O Federal Reserve não define diretamente as taxas hipotecárias, mas as suas ações as influenciam, e não se espera que o banco central reduza as taxas de juro tão cedo.

A persistente suboferta de habitação também continua a ser um ponto de pressão importante no mercado, contribuindo para a baixa acessibilidade.

O estoque de imóveis melhorou nos últimos meses, mas a oferta ainda não acompanha a demanda.

Isto significa que os compradores de casas têm opções limitadas, já que alguns proprietários que conseguiram uma taxa hipotecária baixa antes de o Fed começar a aumentar as taxas em 2022 preferem, em grande parte, não vender as suas casas.

“Apesar dos altos preços e taxas de hipoteca, os compradores de casas têm opções limitadas no mercado de revenda, embora os estoques de revenda tenham melhorado um pouco ao longo deste ano”, disse Gregg Logan, diretor administrativo da RCLCO Real Estate Consulting, em nota na terça-feira.

“A disposição das principais construtoras de casas em utilizar incentivos como reduções de preços, reduções de taxas de hipotecas e custos de fechamento de compradores pagantes continuam a apoiar um ritmo saudável de vendas de casas novas”, acrescentou.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/macroeconomia/vendas-de-novas-casas-nos-eua-aumentam-em-marco-apesar-das-elevadas-taxas-de-hipotecas/