Presidente da CBF é alvo de operação da PF que investiga crimes eleitorais

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, foi alvo da operação Caixa Preta, deflagrada pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, 30. A ação tem objetivo de investigar uma suposta prática de crimes eleitorais em Roraima.

Samir Xaud foi candidato a deputado federal pelo partido MDB nas eleições de 2022, mas não foi eleito.

A reportagem da Band também apurou que a deputada Helena da Asatur (MDB) e o marido dela, o empresário Reinaldo Lima, também são alvos da operação. A investigação começou após o empresário ser preso com R$ 500 mil, em setembro de 2024, às vésperas das eleições municipais.

Os mandados de busca e apreensão são cumpridos nos estados de Roraima e Rio de Janeiro, além do bloqueio judicial de mais de R$ 10 milhões nas contas dos investigados.

Procurada pela Band, a CBF afirmou que recebeu agentes da Polícia Federal na sede da entidade entre 6h24 e 6h52 desta quarta-feira, em um desdobramento de investigação determinada pela Justiça Eleitoral de Roraima.

“É importante ressaltar que a operação não tem qualquer relação com a CBF ou futebol brasileiro e que o presidente da entidade, Samir Xaud, não é o centro das apurações”, informou a CBF.

No texto, a CBF esclareceu que, até o momento, não recebeu nenhuma informação oficial sobre o objetivo da investigação e que nenhum equipamento ou material foi levado pelos agentes.

“O Presidente Samir Xaud permanece tranquilo e à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários”, finalizou a entidade.

*Com Esporte na Band

O post Presidente da CBF é alvo de operação da PF que investiga crimes eleitorais apareceu primeiro em Portal.

Fonte: https://bandsports.uol.com.br/presidente-da-cbf-e-alvo-de-operacao-da-pf-que-investiga-crimes-eleitorais/