Cinemateca Brasileira apresenta Festival de Cinema Australiano

A Cinemateca Brasileira apresentará um Festival de Cinema Australiano (FCA) na sua sede, na zona sul de São Paulo, entre a próxima sexta-feira (26) e o domingo (28).

Ao todo, serão exibidos cinco longa-metragens, dentre eles o clássico “Priscilla, a Rainha do Deserto” (de Stephen Elliot), que completa 30 anos em 2024. A exibição contará com a presença de Betina Polaroid, finalista do reality show “Drag Race Brasil“.

Organizado com o apoio da Embaixada Australiana, o evento visa proporcionar ao público brasileiro uma visão mais aprofundada da cultura australiana.

Além da exibição de obras cinematográficas, o festival destaca aspectos da cultura australiana, incluindo os povos originários, costumes e eventos simbólicos.

A programação é gratuita, e os ingressos são distribuídos uma hora antes de cada sessão.

Programação

26 de abril – Sala Oscarito

20h – O PAÍS DE CHARLIE (Charlie’s Country)
Australia, 2013, cor, 108min
Direção: Rolf de Heer
Elenco: David Gulpilil, Luke Ford
Sinopse: Sem ter como viver um estilo de vida tradicional em sua comunidade aborígene, o envelhecido Charlie luta para encontrar seu próprio caminho na vida.

27 de abril – Sala Oscarito

16h – VEM DANÇAR COMIGO (Strictly Ballroom)
Austrália, Reino Unido, 1992, cor, 94min, livre
Direção: Baz Luhrmann
Elenco: Paul Mercurio, Tara Morice, Bill Hunter
Sinopse: Scott Hastings é um dançarino de salão de nível campeão, mas para o desgosto da comunidade australiana de dança de salão, Scott acredita em dançar “seus próprios passos”. Fran é uma dançarina iniciante e um pouco desajeitada que tem a audácia de pedir para ser a parceira de Scott depois que seu estilo não convencional faz com que sua parceira regular dance para longe de sua vida. Juntos, esses dois desajustados tentam vencer o Campeonato Pan-Pacífico Australiano e mostrar à Confederação de Dança de Salão que eles estão errados quando dizem: “não há novos passos!” —Rowena Young

19h – PRISCILLA, A RAINHA DO DESERTO (The Adventures of Priscilla, Queen of the Desert)
Austrália, 1994, cor, 104min, 14 anos
Direção: Stephan Elliott
Elenco: Terence Stamp, Hugo Weaving, Guy Pearce, Bill Hunte
Sinopse: As Aventuras de Priscilla, a Rainha do Deserto é um filme de comédia australiano de estrada de 1994, escrito e dirigido por Stephan Elliott. A trama segue três drag queens, interpretadas por Hugo Weaving, Guy Pearce e Terence Stamp (cujo personagem é uma mulher transgênero), enquanto viajam pelo Outback australiano de Sydney a Alice Springs em um ônibus turístico que eles chamaram de “Priscilla”, encontrando ao longo do caminho diversos grupos e indivíduos.

28 de abril – Sala Oscarito

15h – TERRAS PERIGOSAS (High Ground)
Austrália, 2020, cor, 104min
Direção: Stephen Maxwell Johnson
Elenco: Jacob Junior Nayinggul, Simon Baker, Callan Mulvey, Aaron Pedersen, Ryan Corr, Caren Pistorius, Sean Mununggurr, Witiyana Marika, Esmerelda Marimowa, Maximillian Johnson, Jack Thompson
Sinopse: Ambientado nas deslumbrantes paisagens de Arnhem Land dos anos 1930, HIGH GROUND narra a história do jovem aborígene Gutjuk, que, na tentativa de salvar o último membro de sua família, se une ao ex-soldado Travis para rastrear Baywara – o guerreiro mais perigoso do Território, que também é seu tio. Conforme Travis e Gutjuk viajam pelo interior, começam a ganhar a confiança um do outro, mas quando as verdades sobre as ações passadas de Travis são repentinamente reveladas, é ele quem se torna o caçado.

18h – GODLESS: THE EASTFIELD EXORCISM
Austrália, 2023, cor, 91min
Direção: Nick Kozakis
Elenco: Georgia Eyers, Dan Ewing, Tim Pocock, Rosie Traynor, Eliza Matengu
Sinopse: Lara é uma mulher atormentada, dividida entre a ciência e a fé. Seu marido a pressiona a procurar tratamento em uma congregação de fanáticos, e um exorcista implacável tenta salvar sua alma fazendo uma mulher inocente passar pelo inferno.

SERVIÇO
Cinemateca Brasileira
Local: Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana, São Paulo (SP)
Horário de funcionamento:
Espaços públicos, de segunda a segunda, das 08 às 18h;
Salas de cinema, conforme a grade de programação.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/cinemateca-brasileira-apresenta-festival-de-cinema-australiano/