Quem foi Fernando Varella? Médico será interpretado por Bruno Gagliasso em filme

Fernando Varella é a inspiração do personagem de Bruno Gagliasso no longa “Por um Fio”. Dois anos mais novo que Drauzio Varella, o irmão do médico também atuava como oncologista, mas faleceu em 1991, aos 44 anos de idade, em decorrência de um câncer de pulmão.

Descrito como “divertido e muito carinho” pela jornalista Mariana Varella, filha de Drauzio, em conversa com a CNN, ela relembrou o choque da família diante da morte de seu tio. “Foi muito devastador. Ele fumava, mas não esperávamos que isso fosse acontecer de forma tão rápida. Ele era cheio de vida”, garante.

Amado por todos ao seu redor, Fernando Varella era extremamente próximo de Drauzio desde a infância. Nascidos em São Paulo, ainda pequenos, os irmãos perderam a mãe aos 32 anos de idade — algo que os uniu ainda mais.

“Nós éramos parceiros, no nível de dividir dinheiro no fim do mês, fomos muito ligados”, afirmou Drauzio Varella, em uma entrevista para a TV Cultura, em 2020.

Desta forma, os dois se formaram em Medicina e se especializaram em Oncologia. Entre os hábitos em comum que compartilhavam, estava o de fumar. Entretanto, este foi um vício que Drauzio fez questão de combater, diferente de Fernando.

Não demorou muito para que o médico, que lidava diariamente com pacientes oncológicos, fosse diagnosticado com a doença.

À CNN, a sobrinha de Fernando Varella ainda contou sobre seus últimos dias de vida. Diante da rápida evolução do câncer, o médico teve o carinho e a companhia dos familiares. “Sempre tivemos uma convivência muito unida, nós gostávamos muito dele”, relembra com carinho.

De acordo com ela, foi seu pai, Drauzio Varella, o responsável por cuidar de Fernando na reta final da doença. “Apesar de triste [a morte dele], foi muito bonito, porque ele estava cercado pela família”, conta Mariana.

Mesmo que os familiares fossem contra Drauzio tratar o próprio irmão em um momento tão difícil, o médico relatou à TV Cultura que nem mesmo ele queria ter feito isso — mas foi um pedido de Fernando.

Fernando Varella e Drauzio Varella foram próximos da infância até a morte, que os separou / Acervo Pessoal/ Mariana Varella

Já acompanhando há anos pacientes acometidos pelo câncer, Drauzio Varella decidiu colocar um pouco de sua experiência pessoal e tudo o que observou como oncologista no livro “Por um Fio”, lançado em 2004 e responsável por inspirar o longa dirigido por David Schurmann.

Em um dos trechos da publicação, o escritor relata o momento em que percebeu que seu irmão não teria mais salvação. “No início de janeiro, já em São Paulo, Fernando acordou com dores na coxa. Dois dias depois fez uma cintilografia óssea, que mostrou metástase no fêmur e outro na bacia. Era o fim da esperança de curá-lo”, escreve.

“À noite fui vê-lo em casa. Encontrei-o na sala com Martha, as meninas e Maria Helena, nossa irmã mais velha. Subimos para o quarto. Examinei-o e olhei a cintilografia: não havia dúvida, o tumor era mesmo agressivo; recidivava apenas quatro meses depois da cirurgia”, continua.

“Perguntei como ele estava — Triste como nunca. Nós nos abraçamos e choramos como crianças. Haveríamos de nos separar de novo, agora para sempre. Foi terrível a frustração que tomou conta de mim ao perceber a inutilidade do esquema de tratamento concebido com tanto cuidado”, finaliza o trecho.

No livro, o médico ainda relata outras histórias reais que serão retratadas no longa. Para interpretar Drauzio Varella foi escalado o ator Romulo Estrela, enquanto Fernando ficou sob a responsabilidade de Bruno Gagliasso. 

Para o papel, o marido de Giovanna Ewbank precisou emagrecer 14kg e ficar careca. Ainda sem previsão de estreia, o filme teve as filmagens encerradas em março deste ano.

Fonte: https://www.cnnbrasil.com.br/entretenimento/quem-foi-fernando-varella-medico-sera-interpretado-por-bruno-gagliasso-em-filme/