O Senado Federal pressiona o senador Marcos do Val (Podemos-ES) a se afastar temporariamente do mandato para tentar conter a crise com o Supremo Tribunal Federal (STF), conforme informações da colunista Malu Gaspar, do Globo.
Do Val, que cumpre medidas cautelares e usa tornozeleira eletrônica por ordem do ministro Alexandre de Moraes, resiste à proposta de tirar uma licença médica para tratar da saúde mental — alternativa defendida pelo presidente da Casa, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), como forma de reduzir a tensão.
Segundo interlocutores, até familiares do parlamentar foram procurados para convencê-lo a aceitar um afastamento de 180 dias. “Eu vou tirar [licença saúde] para falarem que estou doido? Eu não estou doido”, rebate Do Val.
Alcolumbre avalia outras possibilidades, como licença por interesse particular ou suspensão do mandato. A medida busca evitar um embate direto com Moraes, que, na semana passada, se reuniu reservadamente com senadores para tratar do caso. Nesse encontro, foi discutida a possibilidade de o STF rever a medida da tornozeleira em troca de uma solução articulada pelo Senado para afastar Do Val.

A indefinição persiste, e Alcolumbre tenta evitar que o Conselho de Ética seja acionado para suspender o senador, o que poderia ampliar o desgaste político, especialmente com a base bolsonarista.
Internamente, colegas reclamam que Do Val monopoliza conversas no Senado com críticas a Moraes — a quem chama de “Xandão” — e afirmam que ele vive em “realidade paralela”. Apesar de orientações para permanecer no Espírito Santo e reduzir a exposição, o senador mantém presença em Brasília.
“Marcos do Val virou um problema para todo mundo. Não podemos deixar o Senado inteiro se lascar por causa dele, mas temos de dar uma resposta corporativista, institucional. Também não podemos jogar um senador na berlinda”, afirmou um parlamentar.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-estrategia-do-senado-para-reduzir-a-tensao-entre-marcos-do-val-e-o-stf/

