MDB quer nome de Temer em pesquisa sobre disputa ao Planalto em 2026

O ex-presidente Michel Temer. Foto: Reprodução

O MDB pretende realizar, após o Carnaval, uma pesquisa nacional para testar o nome do ex-presidente Michel Temer como possível candidato à Presidência da República em outubro, conforme informações da coluna Painel, da Folha de S.Paulo.

A hipótese ganhou força a partir de uma sugestão do ex-ministro Carlos Marun, aliado de Temer, e foi encampada pelo presidente nacional do MDB, Baleia Rossi. Embora Temer tenha afirmado que a candidatura não está em seu horizonte imediato, ele também não descartou completamente a possibilidade.

“Uma candidatura eventual do presidente Temer qualificaria o debate e nos daria oportunidade de falar dos grandes avanços da sua gestão”, disse Baleia.

Para a cúpula do partido, ter uma candidatura própria pode ajudar a reduzir tensões entre alas da legenda alinhadas ao governo e à oposição.

No cenário atual, pesquisas indicam o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) como favorito à reeleição, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) aparece como principal nome da direita. É nesse contexto que o MDB avalia alternativas para se posicionar nacionalmente.

Enquanto testa cenários para o Planalto, o MDB também discute seus movimentos nos estados. A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que deixará o governo até março para disputar as eleições.

Cotada para o governo de São Paulo, Tebet disse que tratou com Lula apenas de uma candidatura ao Senado e que a definição ocorrerá antes do Carnaval. “Coloquei na mão do presidente Lula o meu destino político”, declarou a ex-presidenciável.

Lula desconversa sobre se convidará Simone Tebet para ministério | Eleições 2022 | Valor EconômicoLula desconversa sobre se convidará Simone Tebet para ministério | Eleições 2022 | Valor Econômico
A ministra do Planejamento, Simone Tebet, e o presidente Lula (PT). Foto: Reprodução

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/agora-vai-mdb-quer-nome-de-temer-em-pesquisa-sobre-disputa-ao-planalto-em-2026/