Chefe da inteligência defende proibição da AfD na Alemanha

Stephan J. Kramer, presidente do serviço de inteligência interna da Turíngia. Foto: Reprodução

Stephan J. Kramer, presidente do serviço de inteligência interna da Turíngia (um dos 16 estados do país), defendeu que as forças políticas da Alemanha iniciem um processo para proibir a Alternativa para a Alemanha (AfD), partido de extrema direita que lidera as pesquisas para a eleição na Saxônia-Anhalt. Com informações de Folha de S.Paulo.

Em entrevista, Kramer afirmou que há poucas dúvidas sobre as intenções antidemocráticas da legenda. Para ele, posições contrárias à Constituição em setores da AfD vêm se consolidando em um projeto político mais amplo.

Pesquisas indicam que a agremiação pode receber mais de 40% dos votos na Saxônia-Anhalt. O resultado definirá se a sigla terá maioria para governar o estado ou se assumirá uma bancada com força suficiente para condicionar a formação e as decisões de outros governos.

A Constituição alemã prevê a chamada democracia defensiva, criada após a derrota do nazismo na Segunda Guerra Mundial. O modelo permite ao Estado adotar medidas contra grupos que tentem eliminar a ordem democrática, incluindo a possibilidade de proibição partidária pelo Tribunal Constitucional Federal.

Ulrich Siegmund, da AfD, o próximo governador da Saxônia-Anhal. Foto: Annegret Hilse/REUTERS

AfD já é monitorada por órgãos de proteção constitucional

O serviço de inteligência da Turíngia classificou a seção estadual da AfD como comprovadamente de extrema direita em 2021. Kramer atribuiu a avaliação à atuação de Björn Höcke, líder da legenda no estado, e de outros dirigentes. “Já em 2021, os indícios haviam se acumulado” para superar o limiar da classificação, disse.

Em maio do ano passado, o Escritório de Proteção à Constituição classificou a AfD nacionalmente como organização comprovadamente de extrema direita. Em fevereiro, o partido recorreu à Justiça contra a decisão, e a autoridade federal suspendeu provisoriamente a classificação enquanto aguarda a análise do tribunal.

A classificação permite diferentes níveis de acompanhamento, que podem incluir interceptação de comunicações e uso de informantes. Kramer disse que esses instrumentos ajudam a examinar redes internas, processos decisórios e estratégias que não aparecem necessariamente nos discursos públicos.

O pedido para que o Tribunal Constitucional Federal avalie a proibição de um partido só pode partir do Legislativo ou do Executivo federal. A CDU, partido do primeiro-ministro Friedrich Merz, rejeita essa iniciativa. Ao responder ao argumento de que não se pode proibir a frustração dos eleitores, Kramer afirmou: “Frustração não é salvo-conduto para hostilidade à Constituição”.

Kramer também alertou para os efeitos de uma eventual vitória da AfD na Saxônia-Anhalt sobre os serviços de proteção constitucional, especialmente na segurança de fontes, operações em andamento e informações ligadas ao combate à espionagem.

Na Turíngia, a AfD já possui bancada capaz de bloquear decisões que exigem maioria de dois terços, como mudanças na Constituição estadual e determinadas eleições. Kramer disse que o risco maior está em tornar maiorias democráticas dependentes do apoio de um partido classificado como de extrema direita.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/alemanha-pode-proibir-partido-de-extrema-direita-que-lidera-eleicao/