Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta (11) mostra que a aprovação do governo do presidente Lula no Nordeste cresceu para 65%, um aumento de quatro pontos percentuais em relação ao levantamento de fevereiro. O petista segue com sua popularidade na região, onde historicamente é favorito.
Apesar da alta, houve oscilações nos últimos meses: em fevereiro, o índice estava em 61%, e em janeiro, alcançou 67%, o maior nível de aprovação registrado recentemente. Em dezembro de 2025, o índice havia registrado a menor aprovação dos últimos tempos, com 57%.
Em março, a desaprovação no Nordeste foi de 31%, uma ligeira queda em relação aos 33% de fevereiro. Apesar disso, a região continua sendo a mais favorável ao governo, em comparação com outras partes do Brasil.

No Sul do país, o governo Lula enfrenta a maior desaprovação, com 60% dos eleitores reprovando a gestão, enquanto apenas 35% aprovam. No Sudeste, a desaprovação é de 58%, com 37% de aprovação. No Centro-Oeste e no Norte, 59% desaprovam e 36% aprovam o governo.
Em termos nacionais, a desaprovação geral do governo Lula atingiu 51%, com apenas 44% de aprovação. Este é o maior índice de desaprovação registrado desde setembro de 2025.

Pela primeira vez, a desaprovação do governo Lula superou a aprovação entre as mulheres. A desaprovação entre as mulheres aumentou quatro pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, alcançando 48%, enquanto a aprovação caiu para 46%. Entre os homens, 55% desaprovam e 41% aprovam a gestão, indicando uma polarização nas percepções de gênero sobre o governo.
A pesquisa também apontou que a aprovação do governo Lula é a mais baixa desde julho de 2025, quando o índice chegou a 43%.
O levantamento, encomendado pela Genial Investimentos, foi realizado entre os dias 6 e 9 de março com 2.004 eleitores com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/aprovacao-de-lula-cresce-no-nordeste-e-vai-a-65-diz-quaest/

