Argentina racista de Ipanema passa a usar tornozeleira eletrônica

A argentina Agostina Páez, de 29 anos. Foto: Reprodução

A argentina Agostina Páez, de 29 anos, passou a usar tornozeleira eletrônica por determinação da Justiça brasileira após ser flagrada em vídeo fazendo gestos racistas contra funcionários de um bar em Ipanema, no Rio de Janeiro. Influenciadora e advogada natural de Santiago del Estero, ela permanece no Brasil enquanto as investigações seguem em andamento. A defesa classificou a medida como “excessiva”.

Segundo o site argentino Info del Estero, o advogado Sebastián Robles afirmou que a decisão é “muito severa e excessiva” e informou que pretende apresentar um pedido de habeas corpus. Com a tornozeleira, Páez está submetida a monitoramento judicial permanente e proibida de deixar o país até a conclusão do processo.

O caso ganhou novos contornos após a divulgação de um episódio ocorrido na semana passada. De acordo com o relato, três pessoas teriam invadido o apartamento onde a argentina estava hospedada, fingindo ser policiais brasileiros. Ela não estava no local no momento e, ao retornar, teria sofrido um colapso nervoso.

Em ligação ao pai, o empresário Mariano Páez, a jovem afirmou estar em pânico. “Pai, estou apavorada, eles querem me matar”, disse, segundo relato divulgado pela imprensa argentina. O episódio passou a integrar as alegações da defesa sobre o estado emocional da acusada.

Na terça (20), Agostina Páez falou publicamente sobre a situação e criticou a atuação das autoridades argentinas. “O abandono do meu país me dói”, declarou. Segundo ela, os contatos com o consulado da Argentina no Brasil existem, mas não resultaram em avanços concretos.

Ela também reconheceu a gravidade do ataque. “Por causa da minha reação terrível, da qual me arrependo, há pessoas me procurando, desejando-me coisas muito piores do que aquilo que fiz”, afirmou. Na sequência, voltou a dizer: “Dói-me ver este abandono do meu país”.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/argentina-racista-de-ipanema-passa-a-usar-tornozeleira-eletronica/