Assaltante rouba R$ 5,9 milhões em joias de prefeita de cidade do interior de MG

A prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso. Foto: Divulgação

Um assalto ocorrido na Região Metropolitana de Belo Horizonte resultou no roubo de cerca de R$ 5,9 milhões em joias pertencentes à prefeita de Pitangui, Maria Lúcia Cardoso (MDB). O crime foi registrado pela Polícia Militar na tarde da última sexta-feira (16), em Nova Lima, município vizinho à capital mineira.

De acordo com a PM, a prefeita, de 67 anos, estacionava o carro na Alameda Oscar Niemeyer, no bairro Vila da Serra, quando foi surpreendida pelo criminoso. O suspeito se aproximou armado e fez ameaças diretas para obrigá-la a entregar os pertences de alto valor que carregava.

Entre os itens levados estão um relógio Rolex avaliado em aproximadamente R$ 2,7 milhões, duas alianças e um anel de ouro branco com brilhantes, estimado em R$ 3,2 milhões. O assaltante fugiu logo após a ação e, até o momento, não foi localizado.

Procurada pela TV Globo, Maria Lúcia Cardoso comentou o caso e fez críticas à situação da segurança pública no país. “Os bandidos estão andando bem armados” e “os governos não estão preocupados com a segurança pública”, afirmou a prefeita após o roubo.

Maria Lúcia Cardoso, mãe de Newton Cardoso Júnior, presidente do MDB em Minas Gerais, planeja se candidatar ao Senado em 2026.Foto: Divulgação

Em nota, a Polícia Civil informou que instaurou um inquérito para apurar o crime. As diligências seguem em andamento, mas até a última atualização não havia registro de prisões relacionadas ao caso.

Maria Lúcia Cardoso foi eleita prefeita de Pitangui em 2020 e reconduzida ao cargo em 2024. Antes de comandar o município, ela construiu uma longa trajetória política em Minas Gerais, incluindo quatro mandatos como deputada federal entre 1999 e 2011.

Ela foi casada com o ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso e é mãe de Newton Cardoso Júnior, atualmente deputado federal pelo MDB. Em 2022, chegou a ter o mandato cassado pela Justiça Eleitoral, junto com o vice-prefeito, sob acusação de captação e gastos ilícitos de campanha, decisão posteriormente revertida.

Na primeira eleição municipal, também se envolveu em controvérsia ao utilizar a música “Maria, Maria”, de Milton Nascimento, em jingles de campanha sem autorização.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/assaltante-rouba-r-59-milhoes-em-joias-de-prefeita-de-cidade-do-interior-de-mg/