ÁUDIO: “Todo dia era um Fusca zero”, diz fiscal em conversa sobre propinas

Artur Gomes da Silva Neto, o “King”, ex-auditor preso na Operação Ícaro. Fotomontagem

Uma gravação recuperada pelo Ministério Público de São Paulo expõe uma conversa entre auditores da Receita estadual com referências a supostas propinas, divisão de valores, extorsão e lavagem de dinheiro. O áudio, com 46 minutos, estava no celular de Artur Gomes da Silva Neto, o “King”, preso na Operação Ícaro, e foi revelado pelo UOL.

A gravação foi feita durante um almoço de fiscais em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, em julho de 2023. Em uma das passagens, um participante relembra uma conversa anterior com colegas de Jundiaí e reproduz uma frase atribuída a um auditor chamado Vitório: “Era cada diligência um Fusca, né?”. Na sequência, aparece a afirmação: “Todo dia era um Fusca zero”.

O mesmo relato menciona uma fiscal chamada Rita, a quem é atribuída a frase: “Eu que era mais, tirava 300 mil por cada saída na década de 90”.

O Ministério Público dividiu a conversa em capítulos temáticos justamente porque a gravação bruta não identifica explicitamente todos os interlocutores. Depois das histórias sobre fiscalizações antigas, os participantes passam a discutir contas e um suposto rateio relacionado a três grandes empresas do varejo. Para os investigadores, esses trechos integram o conjunto de indícios sobre vantagens indevidas na liberação de créditos tributários.

Outra passagem trata de um empresário descrito como “em pânico”. Os interlocutores citam um homem chamado Daniel e afirmam que ele teria “assaltado” o contribuinte, além de mencionar um percentual de 10%. O documento do Ministério Público classifica o trecho como uma discussão sobre suspeitas de extorsão e ameaças.

Entre os participantes do almoço estava André Weiss, então dirigente da administração tributária paulista e preso nesta quinta-feira (3) na Operação Caldarium. Em outro momento da gravação, Weiss fala em comprar uma sauna para movimentar dinheiro em espécie. Em outro trecho divulgado, ele sugere o estabelecimento para lavar dinheiro.

A nova operação também levou à prisão de um advogado e é um desdobramento das investigações sobre suspeitas de corrupção na concessão e no ressarcimento de créditos tributários em São Paulo. Weiss já havia sido identificado como ex-número 3 da administração tributária do governo Tarcísio. As referências feitas no áudio integram a investigação e não equivalem, isoladamente, à comprovação das condutas narradas pelos participantes.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/audio-todo-dia-era-um-fusca-zero-diz-fiscal-em-conversa-sobre-propinas/