Brasil supera EUA e vira país preferido dos argentinos, aponta pesquisa

Donald Trump e Javier Milei na Casa Branca (Divulgação)

O Brasil ultrapassou os Estados Unidos e se tornou o país com o qual os argentinos mais desejam manter relações, segundo uma pesquisa nacional realizada pelo Pulsar, observatório de opinião pública da Universidade de Buenos Aires (UBA). O levantamento mostra que 22% dos entrevistados escolheram o Brasil como parceiro preferencial da Argentina, contra 15% que apontaram os Estados Unidos. O resultado contrasta com a orientação internacional do presidente argentino Javier Milei, aliado político do presidente estadunidense Donald Trump.

O estudo, intitulado “El mapa de las preferencias globales: qué países admiran y eligen los argentinos”, integra a série Creencias Sociales 2026, desenvolvida pelo Pulsar.UBA em parceria com o Instituto de Pesquisa em Gestão, Desenvolvimento e Controle de Organizações (IGEDECO), da Faculdade de Ciências Econômicas, e a área de Ciência Política da universidade. Foram entrevistadas 1.252 pessoas entre 27 de maio e 10 de junho de 2026, com margem de erro estimada de 2,8 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

A preferência pelo Brasil cresceu três pontos percentuais em relação a 2025, quando o país aparecia com 19%. No mesmo período, os Estados Unidos despencaram de 29% para 15%, uma queda de 14 pontos. É a primeira vez desde o início da série, em 2023, que os estadunidenses deixam a liderança. A China aparece em terceiro lugar, com 11%, seguida por Uruguai (7%) e Japão (4%). Outros 22% não souberam ou não responderam.

 

Países com os quais os argentinos preferem se relacionar. Fonte: Pulsar.UBA, junho de 2026. Não inclui os 22% que não souberam ou não responderam.

A pesquisa também identificou diferenças entre os grupos políticos argentinos. Entre os simpatizantes do peronismo, 29% preferem o Brasil, enquanto apenas 11% escolhem os Estados Unidos. Entre os eleitores ligados ao Juntos por el Cambio (JxC), o Brasil também lidera, com 26%, diante de 21% dos estadunidenses. Já entre os simpatizantes do partido de Milei, La Libertad Avanza (LLA), os Estados Unidos aparecem com 23%, ligeiramente à frente do Brasil, com 21%.

O avanço brasileiro aparece ainda em outra pergunta: com qual país os argentinos gostariam que sua nação se parecesse? O Brasil lidera novamente, com 17% das respostas, seguido pelos Estados Unidos (10%), Uruguai e Espanha (9% cada). Em 2025, apenas 9% dos entrevistados apontavam o Brasil como modelo. O crescimento foi de oito pontos percentuais em um ano e de 15 pontos desde 2023, quando o país registrava somente 2%.

Os dados também mostram uma deterioração da imagem dos Estados Unidos entre os argentinos. Apenas 34% dos entrevistados avaliaram positivamente o país, contra 59% em 2025. A queda foi de 25 pontos percentuais. A China, por outro lado, manteve uma avaliação positiva de 58%, quatro pontos abaixo do resultado anterior. A diferença de aprovação entre as duas potências chegou a 24 pontos percentuais, favoráveis aos chineses.

O contraste com a política externa de Milei aparece principalmente na preferência por parceiros internacionais. Enquanto o presidente argentino mantém uma aproximação política com Washington, o Brasil passou a ocupar a primeira posição tanto nas relações consideradas desejáveis quanto nos modelos de país. O levantamento, porém, não perguntou diretamente sobre a política externa do governo nem mediu a aprovação de Milei.

Na análise dos pesquisadores, a mudança representa uma reorientação das preferências internacionais argentinas em direção à própria região. O relatório destaca que o Brasil foi o país que mais cresceu nas duas dimensões analisadas, enquanto os Estados Unidos registraram a maior perda. A preferência brasileira também atravessa diferentes grupos partidários, embora os eleitores de Milei continuem mais inclinados a Washington.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/brasil-supera-eua-pais-preferido-argentinos-pesquisa/