Câmara acelera projeto que torna adulteração de bebidas crime hediondo

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos) – Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), anunciou nesta quarta-feira (1º) a inclusão de requerimentos de urgência na pauta de quinta-feira (2). Dois projetos de lei serão analisados: um deles tipifica como crime hediondo a falsificação de bebidas, e o outro endurece as penas para pedofilia, prevendo ainda o monitoramento eletrônico de condenados por crimes sexuais.

O projeto sobre bebidas adulteradas chega ao plenário em meio ao aumento de casos de intoxicação por consumo de produtos com metanol. O Ministério da Saúde informou, na terça-feira (30), que ao menos 26 notificações haviam sido registradas até a última atualização.

A proposta estabelece penas de até 20 anos de prisão em situações em que a fabricação ou comercialização de bebidas e alimentos adulterados resultem em morte. O texto foi apresentado pelo deputado Fabio Schiochet (União-SC) após registros de intoxicação e óbitos em São Paulo, ligados ao consumo de bebidas adulteradas com etanol.

Paralelamente, o outro projeto endurece as punições para crimes de pedofilia. O texto prevê o aumento de penas e medidas adicionais, como o monitoramento eletrônico de condenados por crimes sexuais.

A tramitação ocorre pouco mais de um mês após a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovar uma proposta que torna inafiançáveis os crimes relacionados ao abuso de crianças e adolescentes.

Com a aprovação da urgência, os projetos poderão ser apreciados pelo plenário sem necessidade de análise prévia em comissões temáticas, acelerando o processo legislativo diante da pressão por respostas imediatas a problemas de saúde pública e segurança.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/camara-acelera-projeto-que-torna-adulteracao-de-bebidas-crime-hediondo/