Ciro Gomes aposta em baixaria, atrai bolsonaristas, e vai afundar de vez o PSDB

Ciro Gomes discursa durante evento – Foto: Reprodução

A futura entrada de Ciro Gomes no PSDB e seus ataques reiterados ao PT no Ceará revelam uma estratégia clara: disputar o eleitorado bolsonarista que se consolidou no estado nos últimos anos. O movimento, entretanto, levanta dúvidas sobre sua eficácia eleitoral e  o impacto para um partido já fragilizado nacionalmente. Dirigentes tucanos cearenses acreditam que o ex-ministro pode turbinar candidaturas proporcionais, mas os métodos adotados por ele repetem um estilo de confronto que já lhe rendeu derrotas e processos judiciais.

Com ataques de baixo nível contra figuras como Camilo Santana e Janaína Farias, Ciro tenta se projetar como a alternativa da extrema-direita no Ceará. A estratégia aproxima seu discurso do de Jair Bolsonaro, a ponto de aliados locais admitirem que o ex-pedetista se tornou uma espécie de “versão nordestina” do ex-presidente.

No tabuleiro tucano, o risco é ainda maior. Ciro já destruiu pontes com partidos aliados no passado e agora ameaça implodir o PSDB por dentro. O partido, que luta para manter cadeiras na Câmara dos Deputados e superar a cláusula de barreira, pode ver no Ceará tanto um espaço de renovação quanto um campo minado. Se a aposta não se traduzir em votos, a legenda corre o risco de perder ainda mais representatividade.

Para além do cálculo eleitoral, o estilo cada vez mais truculento de Ciro, somado ao desgaste de sucessivas derrotas desde 1998, indica que dificilmente ele encontrará espaço para se eleger novamente a cargos executivos. O resultado é um político suicida, desequilibrado, marcado pela incapacidade de construir alianças duradouras e viáveis.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/ciro-gomes-aposta-em-baixaria-atrai-bolsonaristas-e-vai-afundar-de-vez-o-psdb/