O presidente Lula (PT) elevou o tom contra os Estados Unidos após a retirada do delegado da Polícia Federal Marcelo Ivo de Carvalho do território americano no episódio envolvendo o ex-deputado bolsonarista Alexandre Ramagem. Em declaração a jornalistas na terça-feira (21), o presidente afirmou que o Brasil poderia reagir com reciprocidade se houvesse abuso das autoridades americanas contra o agente brasileiro e disse que o país não aceitaria “interferência” nem “abuso de autoridade”.
“Parabéns pela sua posição em relação ao delegado americano, colocando a reciprocidade, ou seja, o que eles fizeram conosco, a gente vai fazer com eles. Esperando que eles estejam dispostos a voltar a conversar e as coisas voltarem à normalidade”, disse o presidente em vídeo no qual anunciou a contratação de mil novos policiais federais.
Determinei hoje a contratação de 1.000 novos policiais federais, porque a segurança das famílias brasileiras e o combate ao crime não podem esperar. E porque a nossa PF merece estar cada dia mais forte, mais presente e mais atuante.
Apenas no ano passado, a PF conseguiu retirar… pic.twitter.com/rGQSbTxeQY
— Lula (@LulaOficial) April 22, 2026
O conflito começou depois que os Estados Unidos pediram a saída de Marcelo Ivo de Carvalho após sua atuação no episódio da detenção temporária de Ramagem por agentes de imigração. A embaixada americana confirmou que o delegado brasileiro citado na medida era Carvalho.
Nesta quarta-feira (22), a reação mencionada por Lula foi formalizada pelo Itamaraty. Em nota, o ministério afirmou que a decisão americana não observou a “boa prática diplomática” nem respeitou o memorando bilateral que regula a cooperação policial entre os dois países. O texto também informou que o governo brasileiro aplicaria o princípio da reciprocidade.
Horas antes da nota, Andrei Rodrigues já havia dito que o Brasil retirou as credenciais de um agente dos Estados Unidos em resposta ao tratamento dado ao delegado brasileiro em Miami. A medida suspende o acesso desse servidor americano à unidade da PF no Brasil e foi apresentada pelo governo como resposta equivalente ao gesto de Washington.
Cooperação bilateral Brasil-EUA em segurança. pic.twitter.com/qv0LAnzlSh
— Itamaraty Brasil 🇧🇷 (@ItamaratyGovBr) April 22, 2026
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/como-lula-reagiu-a-retirada-de-credenciais-de-agente-dos-eua/

