O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que o Congresso Nacional vai atuar para reverter a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), que suspendeu a aplicação da Lei da Dosimetria. A declaração foi dada em entrevista ao portal TMC, após a determinação do magistrado.
“O que nós vamos fazer é, nos autos, nos posicionar para que aquilo que foi decidido pelo Congresso Nacional venha a ser cumprido no que diz respeito a esses casos do 8 de Janeiro, a aplicabilidade da Lei da Dosimetria”, disse Motta.
A decisão monocrática do ministro atingiu os pedidos de redução de penas relacionados aos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Motta alegou que vai tentar reverter a decisão de Moraes porque o texto foi aprovado e o veto do presidente Lula foi derrubado por ampla maioria no Congresso.
“Nós vamos defender a aplicabilidade da Lei da Dosimetria porque esse foi o caminho que foi aprovado por ampla maioria no Congresso Nacional e o veto também do presidente foi derrubado por essa maioria extremamente expressiva nas duas Casas”, prosseguiu.
Motta declarou ainda esperar que o plenário do STF reverta a decisão individual de Moraes e mantenha a norma em vigor. “Esperamos e confiamos que o Supremo Tribunal Federal irá sim dar a aplicabilidade aprovada pelo Congresso nesses casos inerentes à Lei da Dosimetria”, completou.

A suspensão da lei foi determinada por Moraes no último sábado (9). Na decisão, o ministro estabeleceu que os efeitos da norma permanecerão suspensos até que o Supremo julgue ações que questionam a constitucionalidade da medida aprovada pelo Congresso Nacional.
A Lei da Dosimetria prevê a possibilidade de redução de penas aplicadas a condenados por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro. Entre os casos que poderiam ser alcançados pela norma está o do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), condenado a 27 anos e três meses no julgamento da trama golpista.
Com a suspensão determinada pelo STF, os pedidos de revisão de pena ficam paralisados até nova decisão da Corte.
O projeto foi aprovado pelo Congresso em dezembro de 2025, mas acabou vetado pelo presidente Lula no início deste ano. Em 30 de abril, deputados e senadores derrubaram o veto presidencial, e a promulgação da lei foi realizada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), na última sexta (9).
!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/congresso-vai-tentar-reverter-decisao-de-moraes-sobre-dosimetria-avisa-motta/

