Deputada bolsonarista usou dinheiro desviado do INSS para comprar apartamento e carro de luxo

Deputada federal Gorete Pereira (MDB-CE). Foto: Agência Câmara

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, revelou que há evidências de que a deputada bolsonarista Gorete Pereira (MDB-CE) utilizou dinheiro desviado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para comprar um apartamento avaliado em R$ 4 milhões e um carro de luxo, no valor superior a R$ 400 mil.

Os bens foram adquiridos em nome de uma empresa de fachada, configurando um esquema de corrupção envolvendo recursos de aposentados e pensionistas. Mendonça destacou que os investigadores descobriram planilhas que indicavam o nome da parlamentar ao lado de “valores expressivos” que ela teria recebido como propina.

“Há inúmeros indícios no sentido de sua participação nos crimes perpetrados contra o INSS mediante descontos indevidos nos benefícios previdenciários”, registrou o ministro em sua decisão. De acordo com o ministro, Gorete Pereira mantinha contato constante com servidores da autarquia, incluindo o ex-presidente do INSS, Stefanutto.

André Mendonça, ministro do STF. Foto: Reprodução

A investigação também encontrou indícios de que a deputada recebia grandes quantias de dinheiro ilícito em sua conta bancária, proveniente de empresas de fachada administradas por ela e sua família. Essas companhias eram responsáveis por repassar os recursos desviados de beneficiários do INSS.

Na mais recente fase da operação Sem Desconto, a Polícia Federal solicitou a prisão de Gorete Pereira, um pedido que foi apoiado pelo Ministério Público Federal (MPF). Contudo, o ministro negou a prisão, alegando que, apesar da gravidade das acusações, outras medidas poderiam ser adotadas para garantir a continuidade das investigações.

Em vez da prisão, Mendonça determinou o uso de tornozeleira eletrônica para que a deputada “não oculte bens, não promova dilapidação patrimonial, não obstrua ou atrapalhe as investigações e não continue na prática de gravíssimos ilícitos apurados pela Polícia Federal”.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/deputada-bolsonarista-usou-dinheiro-desviado-do-inss-para-comprar-apartamento-e-carro-de-luxo/