Desembargador da “Turma do KN” deve virar alvo de investigação

Ministro Kassio Nunes Marques em sessão do Supremo Tribunal Federal. Foto: Reprodução

Integrantes do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Superior Tribunal de Justiça (STJ) consideram praticamente certa a abertura de uma investigação sobre o desembargador Newton Ramos, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), segundo a coluna de Bela Megale no jornal O Globo. Arquivos e mensagens extraídos pela Polícia Federal do celular do ex-banqueiro Daniel Vorcaro o identificam como integrante da chamada “Turma KN”, referência às iniciais do ministro Kassio Nunes Marques.

O corregedor nacional de Justiça, Benedito Gonçalves, avalia instaurar um processo de correição para apurar possíveis irregularidades e condutas inadequadas de Ramos. O corregedor-geral da Justiça Federal, ministro Mauro Campbell, também deve abrir investigação administrativa, pois tem competência sobre a Justiça Federal.

Magistrados de cortes superiores avaliam que a apuração pode alcançar diretamente Nunes Marques. O ministro integra o STF e é citado nas mensagens por meio da expressão usada para descrever o grupo ao qual Newton Ramos estaria associado.

As conversas indicam que Vorcaro contratou o escritório de advocacia de Camilla Ramos, esposa do desembargador, para atuar em processos de interesse do Banco Master. Newton Ramos aparece nas mensagens tratando de pedidos pessoais a Vorcaro e aliados, como ingressos para a Fórmula 1, shows em hotéis de luxo, camarotes no Carnaval do Rio e hospedagens em hotéis cinco estrelas.

O desembargador Newton Pereira Ramos Neto, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1). Foto: Reprodução

Contrato do escritório previa 5% sobre ganhos em ações de precatórios

Um arquivo encontrado no celular de Vorcaro aponta que o escritório de Camilla Ramos firmou contrato com o Banco Master que previa honorários de 5% sobre o benefício econômico bruto em ações ligadas a precatórios do setor sucroalcooleiro. O documento estimou os créditos em R$ 8,5 bilhões, o que poderia levar a remuneração de cerca de R$ 427 milhões caso o percentual incidisse sobre esse valor.

Em junho de 2025, Camilla Ramos acompanhou um julgamento no STF relacionado aos créditos e escreveu a Vorcaro que a manifestação de Nunes Marques no caso havia sido “excelente”. A conversa tratava de processo envolvendo os precatórios que constavam do contrato de honorários.

Em nota, Nunes Marques afirmou que “nunca votou a favor de Vorcaro do Master, nunca trocou mensagens com o banqueiro e nem pediu nada a ele”. O ministro também declarou que nunca autorizou outra pessoa a falar em seu nome.

O escritório de Camilla Ramos disse que atuou em defesa do Banco Master “regularmente, dentro dos limites legais e mediante a devida habilitação nos respectivos processos”. Newton Ramos afirmou que sua relação com Vorcaro era pessoal e anterior aos fatos investigados, negou vínculo entre pedidos privados e sua função pública e disse: “nunca julguei qualquer causa de interesse do Banco Master”.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/desembargador-da-turma-do-kn-deve-virar-alvo-de-investigacao/