O ex-ministro José Dirceu afirmou, em entrevista ao Globo, que o apoio do Centrão ao projeto de anistia em debate na Câmara está condicionado à aprovação de uma proposta que preserve a inelegibilidade do ex-presidente Jair Bolsonaro, mas, ao mesmo tempo, consiga atrair a base bolsonarista para apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como candidato ao Planalto em 2026:
O senhor avalia que o governo errou na estratégia nesta semana ao não conseguir barrar a urgência da anistia e irritar o Centrão com votos contra a PEC da Blindagem na Câmara?
Não acredito. A direita, sem o bolsonarismo, tem maioria na Câmara e no Senado. Portanto, ela pode aprovar medidas que considere seu interesse. Com a anistia, querem resolver o problema de 2026, porque eles estão sem uma definição. Ao se colocar antes (como candidato), o Tarcísio de Freitas (governador de São Paulo) abriu um confronto com a família Bolsonaro e com a base bolsonarista.
O Tarcísio não é líder, não tem voto. A base bolsonarista que dá voto para ele. Eles querem dar anistia para o Bolsonaro continuar inelegível e Tarcísio ser o candidato deles. Para ter o voto bolsonarista. E a questão da autoproteção é por causa das emendas impositivas, dos inquéritos da Polícia Federal e as ações do Supremo Tribunal Federal, através do ministro Flavio Dino. Isso leva a conclusão que precisamos de uma reforma política no Brasil.
Lula indicou apoio a um texto alternativo, que reduza penas. Como será possível explicar o apoio do governo a um projeto que pode beneficiar condenados do 8 de janeiro e até Bolsonaro?
É uma operação inusitada e quase surrealista. Se houver uma maioria que não queira dar anistia ampla, geral e irrestrita, é porque não querem o Bolsonaro. Porque no fundo é isso, é o cinismo. É grande a hipocrisia em tudo isso. Eles não querem o Bolsonaro, porque a pesquisa está mostrando, a sociedade não quer mais Bolsonaro.
A aprovação da urgência do projeto de anistia dificulta a relação do governo com o Congresso?
O que pode piorar a relação do governo com Congresso? Rejeitar o projeto de Imposto de Renda? Vale-gás? Rejeitar a conta de luz mais baratas? Nunca tive ilusões em relação a maioria do governo na Câmara e no Senado. Nós estamos no governo, é eles quem tem que nos derrotar. E nós temos grande parte do MDB, uma parte importante do PSD. Então, está feita a nossa aliança. 2026 será uma eleição como a de 2022. Ninguém pode dizer que vai ganhar, mas a tendência pelas pesquisas é o Lula ser reeleito. A intervenção do Trump no Brasil vai cada vez mais ter peso na eleição, porque eles vão intervir na eleição. Eles estão fazendo isso na Europa. (…)


!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);
Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/dirceu-diz-que-centrao-usa-anistia-para-isolar-bolsonaro-e-viabilizar-tarcisio-em-2026/

