Epstein elogiou Bolsonaro para Steve Bannon em email: “real deal”

Arquivos revelam mensagens em que criminoso sexual condenado cita ex-presidente com entusiasmo e recomenda tratá-lo com cuidado em possível contato

Uma troca de e-mails atribuída a Jeffrey Epstein e ao estrategista político Steve Bannon traz elogios diretos ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As mensagens fazem parte de novos documentos divulgados pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos na sexta-feira (30), no âmbito das investigações sobre o caso Epstein.

Em um dos e-mails, datado de 8 de outubro de 2018, Epstein escreveu a Bannon: “Bolsonaro mudou o jogo. Nenhum refugiado quer entrar. Bruxelas não lhe diz o que fazer. Ele só precisa reativar a economia. MASSIVO”. À época, Bolsonaro havia acabado de avançar ao segundo turno das eleições presidenciais contra Fernando Haddad (PT), que venceria semanas depois.

Steve Bannon e Jair Bolsonaro. Foto: reprodução

Bannon respondeu dizendo que mantinha proximidade com o grupo de Bolsonaro. “Eles me querem como conselheiro. Devo fazer isso?”, questionou. Epstein respondeu: “É meio o argumento ‘reino no inferno’ de novo”. Naquele período, Bannon declarou apoio público a Bolsonaro, embora tenha negado participação formal na campanha.

Em outra mensagem revelada nos arquivos, Epstein afirmou que Bolsonaro era “de verdade” — expressão traduzida do inglês “the real deal”. Em resposta, Bannon escreveu: “Diga a ele que o meu candidato vai ganhar no primeiro turno”, em referência à disputa presidencial brasileira. As conversas também tratam da possibilidade de uma visita de Bannon ao Brasil para reforçar a imagem internacional do então candidato.

Os e-mails indicam ainda preocupação de Epstein com a reação pública de Bolsonaro a qualquer associação com Bannon. “Não gostei que ele chamou de fake news”, escreveu Epstein, após declarações de Bolsonaro negando vínculos com o estrategista. Naquele contexto, Eduardo Bolsonaro havia afirmado que Bannon estaria à disposição da família.

!function(f,b,e,v,n,t,s)
{if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version=’2.0′;
n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,’script’,
‘https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js’);
fbq(‘init’, ‘301448060382165’);
fbq(‘track’, ‘PageView’);

Fonte: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/epstein-elogiou-bolsonaro-para-steve-bannon-em-email-real-deal/